Documento também detalha a plataforma ‘Ganhe Mais’ e o uso de algodão certificado e reciclado 

 Avanços significativos nas frentes ambiental, social e de governança (ESG) e uma notável expansão global são os principais destaques da Círculo em 2024.  Maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e uma das grandes indústrias têxteis do Brasil, a empresa, com 87 anos de história, reforça seu foco em inovação, qualidade e respeito às pessoas e ao planeta. Todos esses detalhes estão no Relatório de Sustentabilidade 2024, lançado recentemente pela organização. 

O documento deixa claro o esforço contínuo da Círculo em ter práticas sustentáveis em todo o seu processo, como ressalta o CEO da empresa, Osni Oliveira Junior. “Chegamos a 2025 prontos para novos desafios, com a certeza de que crescer de forma sustentável é a única maneira de construir um futuro melhor para as comunidades e o planeta. Esse desejo de crescimento não é apenas pela expansão dos negócios, mas também pelo desenvolvimento das nossas pessoas, fortalecendo a rede de artesãos apaixonados pelo artesanato, que se espalha pelo Brasil e pelo mundo”. 

 

O compromisso ambiental na prática 

Em 2024, a Círculo compensou o impacto de 315,9 toneladas de embalagens que vão para o lixo depois do uso e usou créditos de reciclagem com a Eureciclo – o que equivale a 30% do resíduo que é gerado. Na fábrica, eles ganharam destino certo, como a reciclagem de 446,2 toneladas de sobras têxteis, 132,9 toneladas de papel ou papelão e 73,9 toneladas de metal.  

Essas medidas proporcionaram uma melhora significativa do tratamento de efluentes e redução do volume de lodo que, antes, era remetido para o aterro. Em 2023, foram 1.434 toneladas e, em 2024, esse volume reduziu para 1.313 toneladas. “Parece um número pequeno, no entanto, reflete o que nos move, que é a vontade de respeitar e proteger o que está ao nosso redor, o meio ambiente, a comunidade, nossos times. Esse é o nosso princípio: aprender e evoluir respeitando o tempo e o cuidado que o trabalho manual ensina, com constância e dedicação”, salienta Junior. 

Quando o assunto é matéria-prima, a Círculo continua comprando 100% do algodão virgem com o selo ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que segue os padrões da Better Cotton Initiative. E o que também se destacou nesse último ano foi o aumento do uso de material reciclado. Em 2024, 39,5% dos fios de algodão já tinham fibras recuperadas na composição. A companhia manteve ainda o selo internacional OEKO-TEX, que garante que os produtos são seguros e livres de químicas nocivas, um diferencial no setor artesanal. 

O relatório detalha o cuidado da empresa com a água, aplicando a técnica Dye Clean no tingimento de 170 toneladas de fios, o que economizou até 60% de em algumas etapas. A água da mercerização foi reutilizada, evitando o uso de 1,9 mil metros cúbicos de água e poupando mais 670 metros cúbicos. Além dessas iniciativas hídricas, a empresa também manteve a continuidade do selo prata do GHG Protocol pelo controle de emissões e melhorias nas caldeiras a biomassa para gastar menos energia. 

   

Impacto social 

Com um time de cerca de 1,3 mil pessoas, foram investidos mais de R$ 200 mil no desenvolvimento delas em 2024. Hoje, 33,3% do total de colaboradores em cargos de liderança são mulheres. A Círculo também foi reconhecida pelo bom atendimento com o Prêmio Reclame Aqui, na categoria Fabricantes: Artesanato. 

Já na comunidade, mais de R$ 1,3 milhão foram aplicados em projetos, seja por leis de incentivo ou doações. Ações como a Colcha Solidária (com a fabricação de 18 mantas), a Tampinha Amiga (arrecadação de 89 quilos para ajudar abrigos de animais) e o Lacre Solidário, envolveram toda a equipe e ajudaram as instituições da região. 

Um ponto alto foi o lançamento da plataforma on-line e gratuita “Ganhe Mais”, com cursos para profissionalizar quem faz artesanato. Junto com workshops e eventos, mais de 30 mil artesãos foram alcançados, mostrando o compromisso da Círculo com a educação e o universo do feito à mão.  

O CEO lembra que essas iniciativas mantêm vivas as premissas da indústria têxtil, de levar a paixão pelo artesanato para todos os continentes. “Acreditamos no artesanato como uma força transformadora, capaz de gerar renda, estimular economias locais, impulsionar a moda sustentável, fortalecer a saúde e resgatar tradições culturais. Nosso compromisso vai além da produção de fios, trabalhamos para preservar e expandir essa poderosa rede de impacto positivo”. 

  

Governança e inovação 

A Círculo fortaleceu a governança ESG aumentando o Comitê de Sustentabilidade com profissionais das áreas contábil e de pesquisa e desenvolvimento, criando regras mais firmes para a seleção de fornecedores, reforçando o programa de compliance com ajuda externa e com a atualização do Manual de Conduta. Na parte de inovação, foi criado um Comitê de Transformação Digital para usar melhor os dados e tecnologias novas, como a Inteligência Artificial Generativa, de forma responsável. Diversos processos foram digitalizados e uma economia de impressão de 230 mil folhas de papel no ano foi registrada. 

O ano também foi caracterizado pela expansão internacional, com novos mercados alcançados, como Itália, Japão e Guatemala uma presença marcante em países importantes como Portugal e Estados Unidos. Hoje, a Círculo já fornece produtos com marca própria (private label) para a Michaels, a gigante americana de lojas de artesanato, além de seguir líder em fios no Mercosul e referência na América Latina. 

Já no Brasil, foram comercializados 56,8 milhões de itens, um aumento de 14,4% no valor das vendas em relação ao ano anterior. A linha Amigurumi foi um dos grandes sucessos, com faturamento 13% maior. 

Essas e outras informações mais detalhadas podem ser conferidas no Relatório de Sustentabilidade 2024 da Círculo, que está disponível neste link. 

 Fonte: ODP Comunicação

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