Tecnologia garante conectividade das equipes e espectadores durante as provas e promete ampliar interação entre público, pilotos e equipes
Durante a primeira etapa da Stock Car 2025, realizada no início de maio no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, cerca de 35 mil dispositivos se conectaram à internet, segundo dados da L8 Group – empresa especializada em soluções tecnológicas. O volume é superior aos 30 mil acessos registrados no lançamento do projeto, na última etapa da temporada 2024, em dezembro do ano passado. O projeto, realizado em parceria com a Ruckus/Commscope, disponibiliza conectividade de alta performance tanto para o público quanto para as equipes da competição, com continuidade prevista para toda a temporada deste ano.
“O objetivo é ampliar a interação entre público, pilotos e equipes, permitindo que o público acompanhe as corridas online, acesse informações de telemetria em tempo real e participe de fóruns de discussão”, afirma Leandro Kuhn, CEO da L8. Ele destaca ainda que a iniciativa representa um passo importante para a transformação digital no automobilismo nacional.
Um dos diferenciais deste projeto é a internet de alta performance disponibilizada pelo Wi-Fi 7, uma nova geração de internet sem fio que traz mais velocidade e segurança na transmissão dos dados, tornando as aplicações online muito mais assertivas e eficientes. “A principal vantagem está na velocidade da rede uma vez que o Wi-Fi 7 tem uma taxa de transferência de 30 Gbps, muito superior ao W-Fi 6 que oferecia taxas de até 9,6 Gbps, por exemplo” explica Kuhn.
Outro destaque da sétima geração de internet é que a tecnologia utilizada é a Multi-Link Operation (MLO), que permite o uso simultâneo de várias bandas de frequência, garantindo conexões mais rápidas e com menor latência. Ideal para ambientes com muitos acessos, essa solução foi escolhida pela L8 para a temporada 2025 da Stock Car por oferecer desempenho superior mesmo em redes congestionadas.
Conectividade em larga escala
Para viabilizar a conectividade em larga escala, a estrutura conta com 47 pontos de acesso distribuídos em áreas estratégicas do autódromo. Entre os equipamentos escolhidos, estão modelos Ruckus T350 (20 unidades), R770 (17 unidades) e R670 (10 unidades). Os pontos de acesso foram instalados respeitando as características técnicas dos equipamentos e de acordo com os aspectos ambientais (externos ou internos), bem como a quantidade de acessos prevista para cada local. Além disso, o projeto contempla 10 switches para suporte da rede.
A gestão da rede é realizada pela plataforma Ruckus One, com o suporte de inteligência artificial do Ruckus AI, que permite visualizar e controlar os eventos da rede em tempo real. Todos os dispositivos instalados são compatíveis com o Wi-Fi 7, garantindo maior capacidade de tráfego e melhor desempenho para os usuários.
Sobre a L8
Fundado em 2014, o Grupo L8 é formado pela L8 Security, especializada em soluções para segurança da informação; pela L8 Energy, que atua na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos; e pela L8 GROUP, holding operacional do grupo que atua com foco em Telecomunicações e Segurança Eletrônica. Com a missão de facilitar e otimizar a utilização de tecnologias diferenciadas, oferecendo soluções com valor agregado aos clientes, o grupo preza por inovação e materiais de qualidade, tornando-se referência no mercado brasileiro. www.l8group.net
Fonte: NoAr Comunicação