Vitória no Sprint com Di Mauro e três carros no top-10 na prova principal reforçam a competitividade da Mitsubishi mesmo após aplicação de medidas para equilíbrio de desempenho

A terceira etapa da Stock Car Pro Series, disputada no curto e técnico circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), manteve a Mitsubishi Motors em destaque no fim de semana. Apesar da quebra da invencibilidade na corrida principal de domingo (9), a marca comemorou a vitória de Gaetano di Mauro na prova Sprint do sábado, mantendo 100% de aproveitamento nas corridas curtas da temporada.

A vitória marcou o primeiro triunfo de Di Mauro com o Eclipse Cross da equipe Eurofarma RC, e o quinto da carreira do piloto. No domingo, em uma corrida com formato alterado de última hora — com tempo reduzido e sem pit stop obrigatório — o paulista voltou a ser o melhor representante da marca, cruzando a linha de chegada na quinta colocação após uma prova marcada por dificuldades de ultrapassagem.

“Foi uma corrida um pouco travada. Sem a parada obrigatória, ficamos presos no ritmo dos carros à frente. Com o BoP aplicado nesta etapa, sentimos um pouco de dificuldade nas retas. Ainda assim, pontuamos bem e seguimos fortes no campeonato. Agora é focar no Velocitta e buscar mais bons resultados para a Mitsubishi”, analisou Di Mauro, agora vice-líder do campeonato.

Outros dois pilotos da Mitsubishi também terminaram entre os dez primeiros: Allam Khodair, da Blau Motorsport, em sétimo, e Nelsinho Piquet, da Scuderia Bandeiras Sports, em décimo. A consistência dos resultados reforça a força da marca na temporada, mesmo diante do novo cenário técnico estabelecido pela aplicação do Balance of Performance(BoP), ou Equilíbrio de Desempenho.

Previsto em regulamento, o BoP foi ativado após a Mitsubishi abrir mais de 75 pontos de vantagem sobre as concorrentes na classificação entre montadoras. Para esta etapa, os carros das outras marcas receberam ajustes de desempenho — como maior pressão de turbo e menor altura mínima do solo — enquanto os Eclipse Cross mantiveram a configuração anterior, com o objetivo de equilibrar a competitividade.

“Sabíamos que esse ajuste poderia acontecer, está dentro do regulamento. Em uma pista como o Velopark, com poucos trechos de alta, já ficou perceptível o impacto. Mas a organização está avaliando tudo com cuidado, e o importante é que seguimos competitivos”, comentou Di Mauro.

Pela primeira vez na temporada, a pole position e a vitória da corrida principal não foram conquistadas por um piloto que defende a marca dos três diamantes. A honraria coube a Guilherme Salas, da Valda Cavaleiro Sports. Daniel Serra largou em segundo com o carro da Blau Motorsport – o melhor Eclipse Cross do grid. Entretanto, o tricampeão perdeu rendimento devido a uma quebra da porção dianteira do extrator – uma peça aerodinâmica de profunda importância no desempenho -, e foi perdendo posições até concluir a prova em 18º.

A corrida de domingo também foi marcada por mudanças de última hora. Devido a um problema identificado na gestão eletrônica da turbina, que causava superaquecimento em determinadas situações, a organização, em comum acordo com as equipes, decidiu pela retirada do pit stop obrigatório e pela redução de tempo da prova em dez minutos, visando preservar os equipamentos.

Com os resultados no Velopark, Gaetano di Mauro mantém-se entre os protagonistas da temporada, agora na vice-liderança geral com 180 pontos — 63 a menos que o novo líder do campeonato. Gianluca Petecof, da CAR Racing KTF, é o terceiro com 171 pontos. A Mitsubishi ainda ocupa quatro das seis primeiras posições na tabela: Felipe Fraga é o quinto (155 pontos), Nelsinho Piquet o sexto (143), seguido por Allam Khodair em sétimo (138), mesma pontuação de Felipe Baptista, mas em desvantagem no critério de desempate.

A próxima etapa da Stock Car será disputada nos dias 28 e 29 de junho no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).

Resultado Extraoficial – Corrida Principal
(Pilotos Mitsubishi em negrito)
1º – Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) – 40 voltas em 40min39s216
2º – Julio Campos (Crown Racing) – a 2s284
3º – Rafael Suzuki (TMG Racing) – a 3s755
4º – Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli) – a 5s106
5º – Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) – a 5s887
6º – Arthur Leist (Crown Racing) – a 7s102
7º – Allam Khodair (Blau Motorsport) – a 11s326
8º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing) – a 12s164
9º – João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing) – a 12s808
10º – Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports) – a 13s168
11º – Átila Abreu (Scuderia Bandeiras) – a 22s087
12º – Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro) – a 22s560
13º – Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) – a 23s508
14º – Felipe Fraga (Eurofarma RC) – a 24s257

15º – Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports) – a 27s256
16º – Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli) – a 27s844
17º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF) – a 33s480
18º – Daniel Serra (Blau Motorsport) – a 51s361
19º – Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling) – a 52s550
20º – Rafael Reis (CAR Racing Sterling) – a 1 volta
21º – Bruno Baptista (RCM Motorsport) – a 2 voltas
22º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) – a 2 voltas
23º – Hélio Castroneves (A.Mattheis Motorsport) – a 2 voltas
24º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) – a 5 voltas
25º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport) – a 6 voltas
26º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 8 voltas
27º – Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports) – a 8 voltas
Não completaram (menos de 30 voltas):
Felipe Massa (TMG Racing), a 11 voltas
Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing), a 18 voltas
Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel), a 21 voltas

Classificação do Campeonato – Top 10 (após Sprint no Velopark)
(Pilotos Mitsubishi em negrito)
1 – Guilherme Salas, 243 pontos
2 – Gaetano di Mauro, 180
3 – Gianluca Petecof, 171
4 – Cesar Ramos, 157
5 – Felipe Fraga, 155
6 – Nelsinho Piquet, 143
7 – Allam Khodair, 138
8 – Felipe Baptista, 138
9 – Julio Campos, 136
10 – Rubens Barrichello, 124
Contagem extraoficial

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações


Sobre a HPE Automotores

No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4×4 é um estilo de vida.

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