O mercado de acessórios e semijoias tem se adaptado e evoluído para atender a um novo público que se mostra mais consciente, exigente e engajado com as questões socioambientais. Nos últimos anos, o setor passou a integrar o conceito de sustentabilidade em seus processos e produtos. A sofisticação das peças, que antes era um diferencial, agora vem acompanhada de uma crescente preocupação com as boas práticas, tanto no aspecto de minimizar o impacto ambiental quanto no de promover a ética no processo produtivo.
Vera Masi, empresária e idealizadora da renomada BIJOIAS, a mais importante feira de negócios do setor de bijuterias, acessórios, semijoias e joias de prata em toda a América Latina, com mais de 35 anos de tradição, destaca a evolução dessa transformação. “A sustentabilidade deixou de ser uma simples tendência e se consolidou como uma exigência, tanto de marcas quanto de consumidores. É gratificante ver como o mercado de acessórios e semijoias se adapta a essa nova realidade, adotando práticas que acompanham as tendências e, ao mesmo tempo, mostram novidades aos consumidores, que buscam cada vez mais autenticidade nos acessórios. Inclusive, a BIJOIAS é o espaço que promove essa demonstração, momento para interagir, trocar experiências. Enfim, uma maneira de ajudar a transformar o futuro com responsabilidade”, afirma.
Neste sentido, Izolde Darossi, da Izolô Acessórios, empresa que está há 20 anos no mercado e participa da BIJOIAS desde 2013, estando em mais de 40 edições, utiliza em seus produtos apenas couro de procedência legítima, adotando práticas responsáveis e priorizando fornecedores que seguem normas ambientais. “Nosso foco está em criar peças atemporais com matéria-prima de alta qualidade, respeitando todas as etapas da cadeia produtiva”, afirma. Bolsas, cintos e carteiras ganham um toque de exclusividade, com acabamento artesanal que valoriza o design e a resistência natural do couro. Além da estética, o couro legítimo garante maior vida útil aos produtos. A Izolô Acessórios ainda reforça sua responsabilidade socioambiental por meio de processos que reduzem desperdícios e incentivam o consumo consciente.
Assim como para a Izolô Acessórios, para outros Expositores da BIJOIAS, integrar a sustentabilidade ao seu modelo de negócios não é apenas uma resposta às demandas do mercado, mas também uma maneira de estreitar laços com os consumidores.
“Os clientes de hoje buscam mais do que a qualidade: eles querem saber se a peça que adquiriram foi produzida de forma responsável. O impacto ambiental e a ética são fatores que influenciam diretamente a decisão de compra. Incorporando a sustentabilidade à nossa marca, conseguimos fidelizar um público que compartilha desses valores, além de contribuir com um futuro mais consciente”, explica Vera.
A medida que o setor de semijoias e acessórios segue sua jornada de transformação, o compromisso com a sustentabilidade se alinha com a necessidade de inovação. “O futuro da indústria brilha mais intensamente quando beleza e responsabilidade caminham lado a lado, criando um legado de impacto positivo para as gerações que virão”, ressalta Vera Masi.
Fonte: Alma 360