As equipes  Eurofarma-RC e Valda desembarcam no Uruguai na próxima quarta-feira, 23 de outubro, para a décima etapa da temporada 2024 da Stock Car, a segunda fora do país. A competição acontece no autódromo Victor Borrat Filho, mais conhecido como El Pinar, localizado na cidade de Canelones, a 30 km da capital, Montevideo. Apesar do autódromo ter sido inaugurado em 1956, e a categoria ter completado 45 anos de atividades, essa é a primeira vez que uma etapa é realizada no autódromo. “É sempre bom ter pistas novas no nosso calendário, especialmente em um circuito que, acredito, a maioria dos pilotos ainda não conhece. Será um desafio para todos, e estou ansioso por essa etapa”, diz Ricardo Maurício.

Inédita para todos os integrantes da equipe, incluindo o experiente Rosinei Campos, que está no automobilismo desde 1979, o caminho para um bom desempenho tem sido o estudo criterioso do traçado. Apesar de apresentar uma grande variação de configurações de layout, o escolhido para a competição brasileira foi o TCR World Tour, com 3120 metros.  Segundo registros, o recorde dessa pista é do piloto Yann Ehrlacher, durante o evento Volta ao Mundo El Pinar TCR 2024, com 1:20.699. “Estamos estudando imagens onboarding de um carro da TCR para entendermos os detalhes da pista e otimizar o nosso trabalho”, explica Rosinei.

Ao longo dos anos, o autódromo passou por inúmeras obras de modernização. A última foi em 2023 para atender aos padrões internacionais, sendo hoje considerado o circuito mais importante e moderno do Uruguai.

Além do estudo das câmeras, os pilotos estão buscando na tecnologia mais um aliado, com o uso de simuladores.  “Nunca é a realidade, mas já dá para termos uma ideia das curvas, pontos de aceleração e frenagem, depois, na quinta temos mais um estudo durante o track-walk, que é a volta a pé pela pista, até finalmente, irmos para os treinos”, explica Gaetano di Mauro.

O primeiro treino será na quinta-feira às 10h, com trinta minutos de duração, depois mais 30 minutos a partir das 14h30. Na sexta as equipes terão mais um treino às 10h antes da classificação, com início às 15h30.

Por causa das eleições no Uruguai, as duas corridas serão realizadas no sábado, 26 de outubro, com a primeira largada programada para às 9h, com 30 minutos de duração, e a segunda às 13h43, com 50 minutos.

As provas serão transmitidas para o Brasil, ao vivo pela Sportv, Band, Motorsport.com e redes sociais da categoria.

 

Fonte: Patricia Alves

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.