Com o tema “Cinema em Pretuguês”, o festival acontecerá em São Paulo e outras regiões do Brasil, promovendo debates e mostras sobre a circulação e distribuição de produções negras
A APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro), uma organização sem fins lucrativos que promove o acesso aos bens culturais por meio do audiovisual, celebra a 5ª edição do Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANB) em 2024. O festival ocorrerá em São Paulo e em Salvador, promovendo debates e mostras sobre a circulação e distribuição de produções negras.
Este ano, o FIANB acontecerá em diferentes formatos e locais, sendo o primeiro em Salvador, de 5 a 8 de novembro, nos cinemas iAMO, Cine MAM, Cine Glauber; online com acesso mediante a inscrição para a participação, de 11 a 14 de novembro; e em São Paulo, o evento ocorrerá de 21 a 23 de novembro, com sessões no Cine Olido e no dia 23 no Cine Olido), com exceção da mostra infantil no Sesc Bom Retiro.
Com o tema “Cinema em Pretuguês“, o festival dialoga com o pensamento de Lélia Gonzalez, reconhecendo as contribuições africanas na formação cultural da América Latina, ou como Gonzalez denominou, “Améfrica Ladina”. O evento se propõe a promover debates sobre a distribuição e circulação de produções negras no Brasil e no exterior, especialmente dentro do contexto das diásporas Afro-Atlânticas.
A programação do festival, que ocorrerá de 05 a 23 de novembro, inclui sessões presenciais e transmissões online pela plataforma TodesPlay, destacando a mostra de filmes brasileiros e internacionais, com debates temáticos sobre a distribuição e circulação de produções negras, um seminário internacional sobre a presença afro-diaspórica no audiovisual e o impacto dessas produções no imaginário coletivo, além do 2º Encontro de Cineclubes Negros de São Paulo, com exibições de filmes e debates sobre as possibilidades de circulação e formação de público para produções negras.
Haverá também uma mostra internacional com sessões de filmes em parceria com festivais internacionais, como o Docubox, do Quênia, em São Paulo. Em ambas as cidades, haverá um encontro de mercado que discutirá estratégias de coprodução e internacionalização de produções negras.
Este evento, que nasceu do Seminário do Audiovisual Negro em 2016, reafirma o compromisso da associação com a descentralização das ações e com a inclusão racial e de gênero no setor. Segundo Tatiana Carvalho, Presidente da APAN, o FIANB é uma oportunidade vital para dar visibilidade às vozes e narrativas negras, promovendo a diversidade e a equidade no audiovisual.
“Este é um espaço onde podemos celebrar a riqueza da cultura negra, discutir os desafios enfrentados por profissionais do setor e fortalecer as conexões entre criadores e a audiência”, afirma.
Impacto Cultural e Social
A APAN, ao longo de suas edições, tem fortalecido o movimento negro no audiovisual, promovendo a inserção de profissionais negros e negras em todas as etapas da cadeia produtiva do cinema. Em um Brasil onde 65,5% da população se autodeclara negra (IBGE, 2022), o FIANB reafirma a importância de construir novos imaginários, descolonizando narrativas e colocando em evidência as produções negras nacionais e internacionais.
Com a retomada do fortalecimento das instituições brasileiras e com a ampliação de parcerias internacionais, o FIANB se destaca como um evento essencial para a promoção do audiovisual negro no Brasil e no mundo.
O FIANB 2024 conta com o apoio em São Paulo da SPCine e em Salvador da Salcine, além de diversas entidades nacionais e internacionais, reafirmando o compromisso da APAN em promover um audiovisual negro inclusivo e potente.
Para mais detalhes da programação:
Serviço – Salvador: 5ª Edição do Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANB)
Data: 5 a 8 de novembro de 2024
Locais: iAMO , MAM e Cine Glauber Rocha
Entrada: Gratuita
Para acessar a programação completa, clique aqui.
Mais informações: apan.com.br
Serviço – São Paulo: 5ª Edição do Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANB)
Data: 21 a 23 de novembro de 2024
Locais: Cine Olido, Sesc Bom Retiro
Entrada: Gratuita
Para acessar a programação completa, clique aqui.
Mais informações: apan.com.br
Fonte: Si Comunicação