A rede de franquias já conta com mais de 180 unidades comercializadas pelo país

O Espírito Santo é um dos estados em destaque da expansão do Peça Rara Brechó com investimentos em torno de R$ 4 milhões. O Estado apresentou um crescimento no segmento de franquias de moda no 1° semestre deste ano de 10,7% em faturamento e 12,9% em unidades vendidas, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Há oportunidades na região para a abertura de novas lojas em outros municípios a partir de 80 mil habitantes, como Cachoeiro, Colatina, Guarapari e São Mateus. Atualmente são sete lojas da marca – Praia da Costa, Camburi, Praia do Canto, Jardim da Penha, e agora também em Linhares, e mais duas que devem ser inauguradas no 1° semestre de 2025.

A rede de franquias Peça Rara, fundada há 17 anos, é uma das principais marcas no segmento de second hand (uso de segunda mão), com mais de 180 lojas comercializadas pelo país. A 1ª loja em Linhares está localizada na Av. João Felipe Calmon, 862, no centro da cidade, próximo à igreja matriz. O espaço com 240m² conta com os setores feminino, masculino, infantil, casa e decoração.

A arquiteta Tayrine Casagrande já tinha experiência com second hand, quando trabalhou em um brechó em Vitória. Ao se mudar para Linhares e com interesse em empreender procurou franquias na internet e se interessou pelo Peça Rara. Ela buscava algo diferente, que ainda não tivesse na região.

“A marca me passou muita segurança, com organização, sistema próprio de vendas e controle de estoque, estrutura e suporte no funcionamento do brechó. Eu cresci numa casa com muitas mulheres, então nós, internamente, já fazíamos a moda circular ali trocando peças, e agora trouxemos isso para uma escala maior. A intenção é espalhar o conceito do Peça Rara de consumo consciente e economia circular, desmistificar o que é um brechó e dar oportunidade às pessoas de encontrarem itens que talvez não tivessem como adquirir em 1ª mão. Não é apenas o ganho financeiro, que é importante, claro, mas é sobre trabalhar com algo que faça sentido pra mim, pra cidade e que tem um propósito.”, anuncia a empreendedora.

Diferente de um brechó tradicional, os itens do Peça Rara são distribuídos pelo espaço em araras e móveis que fazem com que todas as peças sejam encontradas facilmente. Todos os itens são separados por setores, incluindo feminino, infantil, masculino e, em algumas unidades, casa. Em média, os descontos podem chegar a até 80%, proporcionando uma oportunidade aos que desejam economizar. É possível comprar um look completo, com camisa, calça e sapato por R$ 150, em média.

A operação consiste em o consumidor deixar roupas ou itens de casa “sem uso” em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. São peças únicas que passam por uma curadoria visando uma nova utilização do bem. Os itens que não passam pelo controle de qualidade têm dois caminhos – o fornecedor pode retirar ou doar para os bazares do Instituto Eu Sou Peça Rara. O que vai para o instituto é colocado à venda com preços simbólicos de R$ 5 a R$ 50 e os valores são doados integralmente às causas sociais apoiadas pelo Peça Rara.

“O consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. Então, é importante pensar sempre em reusar, reciclar e reparar os itens. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente. Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica. Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, explica a CEO e fundadora do Peça Rara, Bruna Vasconi.

Mercado
Segundo o ThredUp 2023 Resale Report, estima-se que o mercado global de vestuário segunda mão cresça 3 vezes mais rápido que o mercado de vestuário em geral. Até 2027 é previsto que o segmento dobre de tamanho e alcance U$S 350 bilhões. Já a consultoria Accenture projeta que a economia circular pode movimentar US$ 4,5 trilhões (cerca de R$ 22 trilhões) até 2030 e gerar 4,8 milhões de empregos na América Latina e Caribe.

Ficha Técnica do Peça Rara Brechó
 Ano de fundação: 2007
Início da operação da franquia: 2019
Número de lojas: 165 unidades vendidas
Investimento total (já incluindo taxa de franquia, showroom e capital de giro): R$ 499 mil – loja de 300m²
Faturamento médio mensal: R$ 194 mil
Lucro médio mensal: 13%
Prazo de retorno: 23 meses
Royalties: 6% do faturamento bruto
Taxa de Publicidade: 2% em todos os formatos
Tamanho da loja: média de 300m² (segmento Feminino e Infantil)
Número de funcionários: média de 10 funcionário, conforme o tamanho da loja
Prazo de Contrato: 5 anos em todos os formatos

Sobre o Peça Rara Brechó:

Uma das principais marcas do segmento de moda circular e com 17 anos de atividade, a rede de franquias dá vida nova e ressignifica além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração e móveis. A marca que nasceu em Brasília e atualmente com mais de 180 lojas comercializadas por todo o país, tem como propósito um novo estilo de vida, permeado pela sustentabilidade e a responsabilidade social por meio do conceito second hand (uso de 2ª mão), que promove a economia circular e o consumo consciente. O Peça Rara Brechó está em processo de expansão, com meta de chegar a 250 lojas até o final de 2024.

 

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

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