Embaixador da Motul garante o bicampeonato na competição dos carros de competição mais produzidos do planeta

 

Nelsinho Piquet e Rouman Ziemkiewicz conquistaram neste sábado o título da temporada 2024 da Porsche Endurance na classe Carrera Sport. A dupla do carro #80 teve uma jornada de recuperação após uma classificação difícil e com o terceiro lugar na classe da prova de 500 quilômetros, em Interlagos, garantiu o triunfo.

Após partir do 21º lugar do grid, Piquet e Ziemkiewicz escalaram 11 posições nos 4.309 metros do autódromo José Carlos Pace para receber a bandeira quadicula na décima posição geral e na terceira posição da classe. Com o resultado Piquet Jr se torna bicampeão da categoria.

Partindo do 8º lugar na classe Carrera Sport Rouman Ziemkiewicz manteve a posição na primeira volta. O safety car foi acionado na segunda volta após contato entre alguns concorrentes.

A relargada foi dada na terceira quinta volta, mas dois giros mais tarde a bandeira amarela foi acionada novamente devido a uma batida no pelotão de trás. Na relargada Rouman escapou dos toques, manteve a posição, mas a corrida foi paralisada novamente após um toque entre dois concorrentes.

Na 19ª volta aconteceu o primeiro pit stop, Nelsinho Piquet assumiu o comando do carro #80 e retornou ao traçado de 4.309 metros de Interlagos na 22ª posição geral. Dez giros mais tarde a prova foi reiniciada, mas um incidente de um concorrente na curva do lago fez a direção de prova colocar o safety car na pista novamente.

Neste momento Piquet Jr ocupava o 9º lugar na classe Carrera Sport. Na 40ª volta o primeiro campeão mundial da Fórmula E foi para os boxes, além da parada de seis minutos o carro #80 pagou uma punição de seis segundos por ter saído antes do tempo mínimo na primeira parada.

Rouman Ziemkiewicz tinha a missão de pilotar o carro no terceiro stint, o piloto teve uma tocada segura e consistente. Após duas horas de prova o piloto ocupava o 23º lugar geral e o 9º lugar na classe.

Na volta 58 Rouman foi para os boxes e entregou o comando do carro #80 para Nelsinho Piquet. O embaixador da Motul avançou uma posição na classe e tinha um bom ritmo de prova.

Na sequência Piquet ganhou mais duas posições e com o sexto lugar na Carrera Sport garantiu a pontuação necessária para conquistar o título. O piloto que compete a temporada regular da Stock Car estendeu o stint e na volta 80 era o sétimo colocado geral e quarto na classe.

Nesta mesma volta Piquet foi para os boxes e Rouman Ziemkiewicz voltou para a pista. Com um ritmo consistente o piloto era o oitavo colocado na classe, 15º geral e tentava avançar.

No stint final Piquet Jr reassumiu o controle do carro #80 e com muita velocidade e arrojo escalou o pelotão para o quarto lugar na Carrera Sport e o 11º lugar geral.

Após 117 voltas completadas Piquet Jr ainda superou um concorrente e recebeu a bandeira quadriculada em 3º lugar na classe, conquistando o título da temporada 2024 da Porsche Endurance em dupla com Rouman Ziemkiewicz.

 

O que eles disseram:
“Final de sema superdifícil, começamos de uma forma complicada com a classificação no final do grid, mas o Rouman fez uma pilotagem muito bom, limpa e sem se envolver nos vários incidentes que aconteceram durante a corrida. Com isso pudemos acelerar o ritmo no final e garantir o terceiro lugar e o título da temporada. Estou muito feliz de encerrar mais um ano aqui na Porsche com meu segundo título e com essa parceria muito especial com o Rouman”

Piquet Jr

 

“Foi uma jornada de recuperação, eu achava que era impossível, tivemos uma classificação ruim, tomamos penalidade durante a prova, mas conseguimos nos recuperar ao longo da prova com muita resiliência e conquistamos o título. O ano não poderia ter acabado de maneira melhor.”

Rouman Ziemkiewicz

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.