Companhia cria oportunidades para que mulheres empreendedoras sejam protagonistas de suas próprias histórias, instigando a sociedade a impulsionar a pauta

Em um movimento inédito que reafirma sua posição de apoiador das mulheres empreendedoras, o Grupo Boticário escolhe celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, no último dia 19, dando protagonismo a elas. Na data, a companhia lança um movimento que provoca a sociedade a reconhecer a força e o papel fundamental das mulheres que, por meio de suas jornadas, impulsionam o empreendedorismo, além de apresentar mais dois novos projetos de impacto social relacionados ao tema: o Fundo de Fomento ao Empreendedorismo na Beleza e o Hub de Aceleração de Negócios.
“Elas movem negócios, elas movem o Grupo Boticário”: campanha celebra a potência das mulheres no empreendedorismo e abre espaço para reflexão sobre o tema.

O Grupo Boticário, que tem 56% de sua liderança formada por mulheres, e que somam também 60% do total do quadro geral de colaboradores, tem uma forte ligação histórica com o empreendedorismo feminino, executando esta ação com um movimento de dentro para fora, reconhecendo a importância das empreendedoras na construção de seu legado.

O movimento ganha vida estampando o nome de donas de franquias – que representam 63% da rede do Grupo Boticário – na fachada dos pontos de venda de O Boticário, nas cinco regiões do país, e que durante a campanha terão seus nomes em destaque no exterior das lojas junto ao da marca. A campanha visa também evidenciar o protagonismo feminino no empreendedorismo, trazendo a mensagem “Elas movem negócios, elas movem o Grupo Boticário”, que ressalta a força das mulheres como líderes no ambiente de negócios, destacando o papel das empreendedoras como agentes de transformação econômica e social no país.

Também ganharão ainda mais voz nesta celebração as revendedoras, donas de salões de beleza e empreendedoras que estão iniciando sua jornada, representadas pelas mulheres que passaram pelo Empreendedoras da Beleza, programa de formação e capacitação profissional gratuito promovido pelo Grupo Boticário, ocupando espaços midiáticos, nas redes sociais e em conteúdos patrocinados pela empresa, mostrando que elas são as protagonistas de suas próprias histórias.

Pautados na promoção de inclusão e impacto positivo, e visando impulsionar iniciativas femininas no universo dos negócios, os novos projetos anunciados serão conduzidos pelo Instituto Grupo Boticário (IGB), que comemora 20 anos. Grande agente de apoio e estímulo ao empreendedorismo feminino, o Grupo Boticário acredita que ao investir em mulheres e ao fomentar seus negócios, por meio do Instituto, reafirma seu propósito de criar oportunidades para a beleza mudar a vida das pessoas e, assim, transformar o mundo ao seu redor, colaborando para tornar a sociedade um ambiente mais igualitário.
Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário, reforça que a empresa nasceu por um movimento empreendedor e visionário de Miguel Krigsner, em 1977, quando fundou a marca O Boticário. Desde então, o empreendedorismo tem sido parte intrínseca do DNA da companhia, alicerce e elemento essencial de progresso do negócio, por mobilizar um modelo de sucesso responsável e compartilhado.
“Temos muito orgulho de proporcionarmos um ambiente de negócios no qual a mulher brasileira pode empreender, conquistar seu espaço e a sua independência financeira. Propomos uma reflexão social e apresentamos iniciativas que são reflexo da essência do nosso legado ESG robusto, pautado na promoção da inclusão e impacto social positivo para a sociedade. Movimentos como esses compõem o verdadeiro legado que queremos deixar às futuras gerações e nos posiciona como uma forte plataforma de apoio às mulheres empreendedoras no setor da beleza no Brasil,” afirma o executivo.

Empreendedorismo Feminino em beleza: Um impulso para crescer

A criação do Fundo de Fomento ao Empreendedorismo na Beleza abre um precedente inédito ao permitir que a jornada de impacto social seja compartilhada, por meio de doações, de pessoas e empresas. O Instituto Grupo Boticário já conta com projetos relevantes e consistentes que criam milhares de oportunidades anualmente. Com a participação em rede será possível expandir a transformação gerada pelos programas existentes e atuar também em parcerias. Os recursos arrecadados serão investidos em programas como Empreendedoras da Beleza, Hub de Aceleração de Negócios, Desenvolve e demais parcerias que fomentem o empreendedorismo na área da beleza.

Por meio da página doe.institutogrupoboticario.com.br, qualquer pessoa poderá acessar e obter dados sobre visibilidade e transparência de como os recursos foram investidos pelo IGB, uma premissa inegociável tratada pela alta governança da instituição.
Já o Hub de Aceleração de Empresas irá potencializar a trajetória de negócios fundados por mulheres, por meio de mentorias e capacitação em áreas estratégicas, contribuindo diretamente para o fortalecimento e prosperidade de empreendimentos sustentáveis. A seleção será feita por um edital. Ao todo, 10 empresas serão selecionadas para aceleração. A expectativa é que as inscrições sejam abertas em dezembro de 2024, com início do programa em março do ano que vem, com duração total de 10 meses. O Hub será realizado em parceria com a Ago Social, plataforma que impulsiona o impacto socioambiental no Brasil.
As iniciativas de Impacto Social e mais informações sobre Empreendedorismo Feminino no ecossistema da beleza do Grupo Boticário estão disponíveis no portal criado para a campanha. Acesse e saiba mais em www.grupoboticario.com.br/empreendedorismo-feminino

Sobre Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.

 

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br 

 

Fonte: Máquina Cohn Wolfe

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.