Paranaense da Shell-RCM termina em 10º prova sprint e segue na disputa pela liderança da Stock Car
O sábado de Stock Car em Goiânia foi positivo para Ricardo Zonta e o Toyota Corolla #10 preparado pela Shell-RCM. O piloto paranaense vai alinhar na segunda posição para a corrida principal da Stock Car no domingo.
Porém, o sábado positivo não ficou restrito apenas ao grande classificatório do ex-F1. Na corrida Sprint, que tem o grid definido pela inversão dos 12 melhores resultados do quali, Zonta avançou ao top10 da bateria de 30 minutos e ainda sim conseguiu conservar botões de ultrapassagem e trazer o carro inteiro para a garagem da equipe.
Partindo de 11º, o piloto Shell fez uma largada conservadora e sustentou a posição no traçado de 3.835m e 13 curvas do Autódromo Internacional Ayrton Senna de Goiânia. Nos giros seguintes, Zonta avançou até o 10º lugar e ganhou mais um posto na abertura da janela de paradas obrigatórias.
Na décima volta, o paranaense trouxe o Corolla #10 para o serviço de box e retornou para a pista na na 17ª posição. Com o pelotão reestabelecido após todos os concorrentes cumprirem suas paradas, Zonta era 13º e avançou até o 10º lugar, conquistado na volta da bandeirada.
Com o resultado, Zonta segue na segunda posição na pontuação considerando as desclassificações da etapa do Velopark com 770 pontos conquistados.
A corrida principal da Stock Car em Goiânia acontece neste domingo com largada prevista para às 12:15. Sportv, Band e mídias sociais da categoria mostram a corrida de 50 minutos +1 volta ao vivo.
O que ele disse:
“A gente tinha um carro muito rápido nos treinos com o pneu velho e estávamos confiantes em fazer uma boa corrida. No pitstop recuperamos algumas posições, mas acabei perdendo tempo em disputas de posições. Não queria gastar meus pushes pensando em amanhã, então vamos focar no domingo, pois hoje, apesar dos pontos, não foi o que a gente queria. Nosso potencial era de estar entre os seis primeiros, mas amanhã vamos brigar pela vitória.”
Ricardo Zonta
Cronograma – Stock Car – Etapa 11 – Goiânia-GO
Domingo, 24 de novembro:
12:15 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, o biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 46 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 84,2 milhões de toneladas de cana com cerca de 995 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 23´24, produziu 3,1 bilhões de litros de etanol e 5,8 milhões de toneladas de açúcar.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.300 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 23´24 comercializou 35 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 60 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 23’24, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 220,5 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.