Vitória do carioca Derick Borges (Peso Galo) na principal luta da noite que fechou a 11ª edição do MAC com a Upper Arena cheia. No total foram oito batalhas de MMA
Grandes nomes do MMA brasileiro abrilhantaram a 11ª edição do Martial Arts Championship (MAC), evento de artes marciais multimodalidades, que abriu a temporada 2024/2025. O torneio aconteceu na noite do último sábado (23) com combates das categorias Peso Mosca, Peso Pena e Peso Médio na Upper Arena, no bairro do Flamengo (RJ). O evento teve transmissão integral pelo canal do MAC no YouTube.
Foi um cartel de oito lutas eletrizantes, sendo que cinco delas finalizadas no primeiro round e algumas por nocaute e golpes que levantaram o público que lotou a arena, sobretudo nas últimas lutas. A primeira batalha da noite foi feminina, no Peso Mosca. Ágata Lucas mostrou para o veio e venceu Marília Borges por nocaute técnico com apenas 30 segundos no primeiro round.
A luta principal da noite teve a vitória do carioca Derick Borges (Peso Galo) que venceu Antônio Marcos por decisão unânime e que encerrou em grande estilo o MAC 11. “Muito feliz por ter feito a última luta do evento e ter saído com o braço erguido. Agora quero descansar e ano que vem lutar pelo título, estou desafiando o campeão. É isso aí galera, se Deus quiser em 2025 estaremos com o cinturão do MAC”, comemorou Derick, já desafiando o atual campeão Paulo Victor.
No penúltimo confronto, Marcos Paulo “Vuvuzela” venceu Zaqueu Oliveira por finalização aos 2min04seg do primeiro round e está credenciado para a disputa do título do Peso Mosca na próxima edição. “Entrei com o objetivo de vencer a luta e não me machucar e estou muito feliz pela performance. Graças a Deus consegui a finalização no primeiro round sem lesões ou contusões e posso voltar aos treinos e focar nos próximos compromissos. Fechando 2024 com duas grandes lutas no evento, duas grandes vitórias. Estou trilhando esse caminho e acredito que muito próximo de conquistar esse objetivo”, destacou o carioca Vuvuzela, que participa desde a primeira edição do MAC em 2020.
Outro combate que empolgou o público da Upper Arena foi entre Diogo Yashiro e Rafael Mendes (Peso Mosca) durante três rounds e, que também por decisão unânime deu a vitória a Yashiro. “Foi uma boa luta, era um adversário à altura da minha técnica. Mostrei à galera o quanto sou violento. Sou bom em pé quanto no chão. O evento está de parabéns, foi espetacular, cuida muito bem do atleta, fui muito bem recebido”, afirmou o lutador nascido em Alagoas.
Outras batalhas também foram decididas nos detalhes, como entre Davi Chueng que venceu Matheus Roffe por decisão unânime. Mais três lutas por nocaute na noite: Fernando levou a melhor em cima de Mateus Cardoso por finalização aos 3min17seg do primeiro round; Thiago Hayne venceu Uaslen Oliveira aos 2min20seg do primeiro round e a vitória de Taffarel Brasil sobre Rodrigo Almeida aos 3min30seg também no primeiro round.
“Tínhamos grande expectativa para nossa 11ª edição e o evento entregou todo o esperado, dentro e fora do cage, com lutas eletrizantes e um público empolgado na torcida pelos atletas. Foram cinco das oitos lutas terminando no primeiro round com finalizações e nocautes sensacionais!”, ressalta Sandro Leite, CVO do MAC. “Aproveito para agradecer à Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, que por meio de Rafael Picciani, vem nos ajudando muito nessa construção, à cerveja Spaten que abraçou a arte marcial de uma forma sensacional e se uniu a nós para levar o segmento ao próximo nível no Brasil. E, por fim, a Dedé Pederneiras que nos recebe em sua arena nos dando todo o suporte necessário”, completa Sandro, um dos idealizadores do evento juntamente com o irmão Léo Leite, tetracampeão mundial e oito vezes campeão brasileiro de Jiu Jitsu.
No total serão seis edições do MAC até agosto de 2025. O torneio reúne os lutadores mais promissores do MMA, Jiu Jitsu, Boxe e outras modalidades e tem como objetivo fomentar o ecossistema dos esportes de combate e as carreiras dos atletas. Além de promover disputas pelos cinturões individuais para todas as modalidades, no masculino e feminino, trará ainda uma inédita disputa por equipes, onde dois times se enfrentarão em três combates.
Sobre o MAC – O Martial Arts Championship foi idealizado pelos irmãos lutadores Leonardo Leite e Sandro Leite, em 2020, para construir a melhor experiência (on/offline) e a maior plataforma de artes marciais do Brasil. Com eventos multimodalidades e a proposta de ser a melhor plataforma de lançamento de talentos do Brasil. O MAC é um evento feito por lutadores para lutadores, que reconhece a contribuição de grandes nomes do esporte promovendo o Hall da Fama das Artes Marciais, que tem curadoria dos maiores jornalistas das artes marciais do país. Para manter a transparência do evento e o equilíbrio das lutas, o MAC não agencia nenhum dos lutadores que competem em sua plataforma. Mais informações no Instagram @martialartschampionship
O MAC 11 teve patrocínio de Spaten via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e realização da 2L Gestão Esportiva.
Resultado – Vencedores Martial Arts Championship 11 (23/11)
Luta1 – Agata Lucas (Peso Mosca)
Luta2 – Davi Chueng (Peso Mosca)
Luta3 – Bruno Fernando (Peso Pena)
Luta4 – Uaslen Oliveira (Peso Médio)
Luta5 – Diogo Yashiro (Peso Mosca)
Luta6 – Taffarel Brasil (Peso Leve)
Luta7 – Marcos Paulo (Peso Mosca)
Luta8 – Dereck Borges (Peso Galo)
Fonte: Casa do Bom Conteúdo