Três países sobem ao pódio na última prova do ano na GP1000, destacando a força do campeonato
A chuva que caiu neste domingo (8) no Autódromo de Interlagos trouxe ainda mais emoção à GP1000, principal categoria do MOTO1000GP. Valendo como a segunda corrida da rodada dupla da Super Final, a prova marcou o retorno do bicampeão brasileiro de motovelocidade, o francês Matthieu Lussiana, que pilotou pela equipe Cesar Barros Racing substituindo Mauriti Jr., que não se sentiu bem no sábado (7). Após uma disputa intensa, com quedas e escorregões, a vitória ficou com o argentino Mauro Passarino, seguido pelo brasileiro Joelsu Mitiko e pelo francês Matthieu Lussiana.
“Foi uma temporada muito intensa. Trabalhamos muito no fim de semana, e, infelizmente, na corrida de sábado, não conseguimos aproveitar todo o nosso potencial. Mas hoje conseguimos encaixar o jogo, e deu tudo certo”, destacou o vencedor, que leva o número 55 com as cores da equipe BG Race Team. “Tive uma recuperação lenta nesta temporada, mas tenho certeza de que o próximo ano será bem melhor. Hoje foi uma corrida de chuva muito difícil. Só tenho a agradecer à equipe e aos patrocinadores por essa vitória”, completou o argentino.
Largando da última colocação, o francês Matthieu Lussiana demonstrou que não esqueceu “as manhas de Interlagos”, mesmo após nove anos longe da pista. Bicampeão do MOTO1000GP nos anos de 2014 e 2015, ele está animado com a possibilidade de disputar toda a temporada da GP1000, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, no próximo ano. “Estou muito animado e super feliz por poder voltar. Foram nove anos sem correr em Interlagos, e hoje estou com um sentimento bastante estranho, mas ao mesmo tempo empolgado”, revelou. “A equipe trouxe uma moto excelente ao longo da temporada, o que ajudou muito na corrida de hoje. Em 2025, quero disputar todo o calendário”, afirmou o piloto.
Campeão desta temporada, o argentino Ramiro Gandola terminou a corrida deste domingo na quarta colocação e comentou sobre seu ano na GP1000. “Foi um ano diferente, em que tive de defender o título. Para mim, foi um ano de muito trabalho, porque precisei treinar bastante. Muitos jovens entraram na categoria e elevaram o nível. Foi um esforço constante, corrida a corrida, mês a mês, para conquistar o campeonato novamente. Graças a Deus, foi um ano consistente, sem quedas”, explicou o piloto da Agem Racing.
O Secretário de Turismo da cidade de São Paulo, Rui Alves, também esteve presente no evento e destacou a importância do MOTO1000GP para a economia local. “Grandes eventos como esse movimentam toda a cadeia produtiva da cidade. Tenho certeza de que um evento dessa importância, voltando para São Paulo, atrai muita gente e faz a economia girar”, afirmou Alves.
Outras categorias do grid da GP1000
Nas categorias que compõem o grid da GP1000, Luis Ferraz foi o vencedor da temporada. Ele lamentou a ausência de seu principal concorrente pelo título, Pedro Lins. “É uma pena que meu concorrente direto não pôde participar, porque acho que faríamos uma disputa interessante aqui em Interlagos. Conheço bem a pista e acredito que seria um grande desafio. Mas, enfim, estou contente com o título, conquistando agora o bicampeonato para minha cidade. Todos estão muito felizes, assim como meus convidados, amigos e patrocinadores. Agora é focar no próximo ano e tentar conquistar o título novamente”, afirmou. Na corrida deste domingo, Ferraz venceu mais uma vez. O piloto da equipe Team Brasil teve ao seu lado no pódio Pablo Nunes, da Seubet Prt, e Alex Melo, da Agem Racing.
Quem também destacou o título, desta vez pela categoria 1000 EVO, foi Julio Fortunato. O piloto da equipe Sport Plus Racing chegou a liderar a prova deste domingo, mas uma queda na oitava volta o tirou da corrida. “Primeiro ano no MOTO1000GP, e foi muito bom. A organização foi excelente, o campeonato muito bem estruturado e sério, com regulamentos rigorosos, o que é muito importante. Tivemos altos e baixos, como tombos e problemas mecânicos, mas a equipe do Paulinho sempre correu atrás, fazendo de tudo para colocar a moto no grid. Encerramos o campeonato em Goiânia, e foi uma temporada muito positiva”, destacou o vencedor. O pódio deste domingo foi formado por Ricardo Fox, da Bieffe Racing Team, e Gleidson Babinha, da Tecfil Racing.
Na 1000 Light, a vitória ficou com Eduardo Marques, do time Motobel Brothers, seguido por Diego Hiliel, da Seubet Prt, e Wesley Lima, da Sport Plus Racing. Marques e Hilel disputaram o campeonato até a última prova da temporada, com o resultado Diego Hilel ficou com o troféu de campeão brasileiro de motovelocidade.
“Foi um ano de muita evolução e aprendizado. Ser campeão é, acima de tudo, um sentimento de gratidão. É difícil explicar, mas sei que ninguém conquista nada sozinho. Sou muito grato a todos que me apoiaram e ajudaram”, definiu o piloto da Seubet PRT.
MOTO1000GP – Super Final – Autódromo de Interlagos – São Paulo (SP)
GP 1000 – 1000 EVO – 1000 Light – 1000 Master
(Resultado extraoficial da prova deste domingo, 8, após dez voltas)
1º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, 20min20s555
2º) Joelsu Mitiko (BMW/GP1000), Castrol, 6s772
3º) Mathieu Lussiana (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, 7s529
4º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, 21s856
5º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, 22s849
6º) Theo Manna (Kawasaki/GP1000), Camargo Bioleve Racing, 23s044
7º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team, 73s890
8º) Diego Hilel (Yamaha/1000 Light), Seubet Prt, 82s237
9º) Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol, 93s622
10º) Wesley Lima (BMW/1000 Light), Sport Plus Racing, 95s961
11º) Luis Ferraz (BMW/1000 Master), Team Brasil, 103s575
12º) Pablo Nunes (Yamaha/1000 Master), Seubet Prt, 113s072
13º) Alex Melo (BMW/1000 Master), Agem Racing, a uma volta
14º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Tecfll Racing, a uma volta
NÃO COMPLETARAM
Gustavo Manso (Yamaha/GP1000), Castrol
Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing
Melhor volta: Passarino, na 9ª, com 1min51s891, média de 126,941
O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. O GP Motul tem apoio local da Rádio Transamérica e da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR). As corridas são transmitidas no canal do YouTube e no Facebook do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Portal HighSpeed Brazil (no youtube e CBTV Play).
Fonte: Grelak Comunicação