Domingo de corridas bastante agitadas em Goiânia decretou desfecho da temporada. Campeã por antecipação, Bia foi a maior vencedora, com sete
A especial e histórica temporada 2024 da Copa Truck na classe Elite foi concluída na quente tarde deste domingo (8) com a disputa da nona e última etapa do campeonato. O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna foi palco da primeira vitória de Djalma Pivetta na categoria. O piloto da Usual Racing fez valer a pole position, largou de ponta a ponta e levou a Iveco ao triunfo no Planalto Central. E Jô Augusto Dias (Volkswagen/R9 Competições) foi declarado vencedor depois que Bia Figueiredo, campeã por antecipação, foi desclassificada das duas provas da etapa após vistoria técnica no Planalto Central.
Pedro Paulo Fernandes finalizou 2024 como vice-campeão, enquanto Pivetta deixa Goiânia com uma vitória bastante saboreada. O piloto e gestor da Usual Racing já havia marcado a pole position no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), repetiu a façanha na capital de Goiás e fechou o campeonato com a vitória na corrida que distribuiu mais pontos neste fim de semana. Foi o primeiro triunfo de Pivetta na Copa Truck.
De ponta a ponta — Djalma largou na pole pela segunda vez na temporada, tendo ao seu lado Pedro Perdoncini na primeira fila, enquanto Bia Figueiredo partiu da sétima colocação no grid. Já Bernardo Cardoso, que fez seu fim de semana de estreia e teria pela frente a primeira corrida na Copa Truck, enfrentou problemas no motor no warm-up e não conseguiu largar.
Com forte ritmo desde o início, Pivetta manteve a liderança na Elite, embora muito pressionado por Daniel Kelemen, segundo colocado após passar Pedro Perdoncini. Por sua vez, Bia enfrentou problemas com a avaria na parte dianteira do seu Mercedes-Benz. Mesmo assim, vinha no sétimo lugar.
Perdoncini foi aos boxes e ficou longe da disputa pela vitória. Pivetta sustentou a dianteira e tinha o caminhão de Victor Franzoni (Pro) entre ele e Jô Dias, segundo colocado.
Um fim de prova bastante acidentado decretou o retorno do safety-truck e, na prática, a conclusão da Corrida 1 com o primeiro triunfo de Djalma Pivetta. O piloto da Usual Racing liderou com seu Iveco S-Way #21 seguido por Jô Dias e Ricardo Alvarez fechando o top-3. Pedro Paulo Fernandes foi o quarto, seguido por Leo Rufino, Rodrigo Taborda, Bia e Lucas Bornemann, que largou na frente na última prova do ano na Elite por conta do grid invertido.
Vitória de Jô — O forte acidente sofrido por Vinícius Palma no fim da primeira corrida danificou o guard-rail e atrasou a largada da última prova do ano. Depois de muito trabalho para garantir a segurança, os pilotos aceleraram para complementar a nona etapa e a temporada 2024.
Bia deu o bote em cima de Lucas Bornemann para assumir a liderança logo na largada, enquanto Taborda sustentou o top-3, à frente de PP Fernandes e Leo Rufino.
Enquanto Bia desgarrou na frente para buscar sua oitava vitória na temporada, Taborda e PP Fernandes lutavam não apenas pela segunda posição na corrida, mas também pelo vice-campeonato da Elite.
Bia escalou o degrau mais alto do pódio, mas horas depois teve sua exclusão anunciada pelos comissários. Desta forma, Jô Augusto Dias foi declarado vitorioso, na repetição do resultado da abertura da temporada, em Campo Grande (MS). Ricardo Alvarez foi o segundo e Djalma Pivetta, o terceiro. Daniel Kelemen e Juca Bala completaram o último top-5 do ano.
A Copa Truck volta a acelerar em 2025 e vai iniciar sua temporada em 23 de março.
Copa Truck, temporada 2024
Etapa 9, Grande Final, Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna
Super Truck Elite
Corrida 1, resultado final
1º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), 12 voltas em 26min51s207
2º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 1s034
3º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s067
4º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s934
5º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 6s337
6º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 7s934
7º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 10s021
8º – Daniel Kelemen (D+ Motorsport/Mercedes-Benz), a 11s103
9º – Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 13s095
10º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s895
11º – Gustavo Teixeira (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 16s282
12º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 2 voltas
13º – Vinícius Palma (R9 Competições/Volkswagen), a 3 voltas
14º – Juca Bala (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 3 voltas
Não completaram
Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4 voltas
Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 4 voltas
Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 8 voltas
Excluída
Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz)
Corrida 2, resultado final
1º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 29s703
2º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 31s792
3º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 33s433
4º – Daniel Kelemen (D+ Motorsport/Mercedes-Benz), a 37s748
5º – Juca Bala (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 50s757
6º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 54s421
7º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1min24s466
8º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 1min49s338
9º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 2 voltas
Não completaram
Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz)
Gustavo Teixeira (GT-Oil Eletric Truck/Scania)
Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz)
Excluída
Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz)
Classificação final do campeonato (top-10)*
1º – Bia Figueiredo, 255 pontos
2º – Pedro Paulo Fernandes, 214
3º – Rodrigo Taborda, 210
4º – Djalma Pivetta, 208
5º – Pedro Perdoncini, 200
6º – Lucas Bornemann, 196
7º – Ricardo Alvarez, 179
8º – José Augusto Dias, 166
9º – Leo Rufino, 151
10º – Daniel Kelemen, 150
*pontuação extraoficial
A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.
Mais notícias: www.copatruck.com.br
Fique por dentro de nossas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/copatruck
Facebook: www.facebook.com/copatruck
Twitter: www.twitter.com/copatruck
Fonte: Comunicação Copa Truck