Abertura contou com bate-papo “Quadrinhos na Biblioteca” onde foram explorados temas como a história do Troféu HQMIX, o impacto cultural dos quadrinhos no Brasil e as conexões entre artistas consagrados e talentos emergentes

A Exposição HQMIX 35 Anos de História foi aberta ontem, dia 15 de dezembro, na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), para celebrar mais de três décadas de valorização das histórias em quadrinhos no Brasil. Com curadoria de Gualberto Costa, a mostra estará em cartaz até 16 de fevereiro de 2025, e apresenta 36 painéis que contam a trajetória do Troféu HQMIX, além de um painel triplo na entrada.

Os visitantes podem conferir imagens das icônicas estatuetas do prêmio, fotos e ilustrações que retratam a evolução dos quadrinhos brasileiros e destacam os maiores mestres da área. A exposição tem como objetivo divulgar o universo das HQs para o grande público, valorizar o talento dos artistas nacionais e resgatar nomes importantes da história das artes gráficas no país.

A abertura contou com o bate-papo “Quadrinhos na Biblioteca”, na Oca da BVL. O encontro reuniu os criadores do HQMIX, Gualberto Costa e Jal Lovetro, além de renomados artistas premiados, como Fábio Moon, Carol Ito e Orlando Pedroso. Em um formato descontraído e interativo, os participantes discutiram a história do Troféu HQMIX, o impacto cultural dos quadrinhos no Brasil e as conexões entre artistas consagrados e novos talentos. O público, a partir de 14 anos, também participou ativamente e fez perguntas que enriqueceram o diálogo.

A exposição e as atividades integram as celebrações dos 35 anos do Troféu HQMIX e dos 10 anos da Biblioteca Parque Villa-Lobos, além de reforçar o papel da BVL como um espaço de incentivo à leitura, à cultura e à valorização do mercado criativo nacional. O projeto faz parte do 36º HQMIX, contemplado pelo Edital nº 21/2023 da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas.

 

Sobre o Troféu HQMIX

 Criado em 1989 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.

A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação.

Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido um grande parceiro nesta jornada, assim como tem sido fundamental o apoio do Sesc São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.

 

Fonte: Way Comunicações

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.