O objetivo é debater sobre o patrimônio cultural afro-paulista em evento gratuito nesta quinta-feira, 19, no Edifício Oswald de Andrade, no Bom Retiro
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza nesta quinta-feira, 19, uma programação especial gratuita no Edifício Oswald de Andrade, localizado no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. O evento programado para o período da tarde contará com uma aula aberta que terá a participação de Wanda D’Osun, seguida de uma masterclass com o sociólogo Tadeu Kaçula. A iniciativa está sendo realizada através da Escola de Patrimônios e Equipamentos Culturais do programa.
Às 16h, a aula aberta será conduzida por Wanda D’Osun, que além de seu trabalho na preservação de tradições culturais afro-brasileiras, é fundadora do Afoxé Omo Dada, o primeiro de São Paulo, que desde os anos 1980 abre os desfiles das escolas de samba da cidade. A aula será uma oportunidade de ouvir sobre a importância e os desafios da preservação do patrimônio cultural afro-paulista, com destaque para sua atuação contra a intolerância religiosa.
Já às 19h, Tadeu Kaçula irá conduzir uma masterclass sobre o mesmo tema para ampliar ainda mais esse debate. Sambista e sociólogo, Kaçula é mestre e doutorando pela USP e coordena a Universidade Livre Afro-Brasileira (UNAFRO). Com ampla experiência na pesquisa e na valorização do samba como elemento cultural e social, Kaçula promete uma reflexão aprofundada sobre a relação entre memória e identidade cultural.
Serviço
O quê: Aula aberta e masterclasse com Wanda D’Osun e Tadeu Kaçula
Quando: Quinta-feira, 19 de outubro: 16h: Aula aberta com Wanda D’Osun; 19h: Masterclass com Tadeu Kaçula
Onde: Edifício Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
Entrada: Gratuita
Fonte: IDG