Carioca será o único brasileiro na tradicional competição que acontece há 18 anos, em Makaha (Oahu)
Tricampeão mundial de longboard, Rajzman, já venceu o evento duas vezes e tem o respeito dos havaianos
O tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, representará o Brasil neste fim de semana, 21 e 22, no Bradah Mel´s Waterman Championship, em Makaha, considerada o berço do surfe havaiano e onde anualmente é realizado o evento que chega a 18ª edição. O carioca já venceu duas vezes, sendo a última em 2022, na categoria Longboard Pro.
“Esse é um dos eventos mais tradicionais do Havaí, da galera raiz mesmo, e tenho a honra de participar pela sexta vez. É organizado pelo uncle Mel e reúne grandes nomes locais, entre eles, campeões mundiais. Makaha é onde os polinésios chegaram, tem uma onda perfeita, na minha opinião. É a melhor onda do mundo, sempre é muito bom surfar aqui”, diz Rajzman, que chegou no início do mês no Havaí. Todos os anos, com exceção ao período da pandemia, passa uma temporada de pelo menos seis meses no arquipélago com a família.
Rajzman tem uma ligação muito forte com o Havaí. Foi em Makaha, em 1997, que disputou sua primeira competição internacional, quando foi levado por Rico de Souza, seu mentor na época, e onde começou a sua paixão pelo Longboard. Desde então, o atleta tem um respeito grande pela tradição e cultura havaianas e é respeitado também pelos locais.
“Eu tinha 15 anos e a primeira onda que peguei no Havaí foi aqui em Makaha e foi minha estreia em uma etapa do circuito mundial e acabei me destacando no evento e tive a oportunidade de mostrar meu surfe, cheguei a pegar ondas de 15 pés. Desde então, tenho laços de amizades muito fortes aqui com Rusty Keaulana (tricampeão mundial e filho do lendário Buffalo Keaulana), Duane DeSoto (campeão mundial) e alguns havaianos”, conta.
A janela do Bradah Mel´s Waterman Championship sempre acontece em dezembro. A competição reúne a categoria Longboard Pro (homens e mulheres), assim como Canoa Havaiana e Bodyboarding e será disputada em Makaha Surfing Beach, em Oahu, no lado oeste da ilha. Mais informações no @braddah_mels_annual_event.
Phil Rajzman tem patrocínio da @philrajzmansurfboards e apoio da @powerlightsurfboards e @surflandbrasil.
Para acompanhar o tricampeão nas redes sociais: Instagram e Facebook @philrajzman e também no Canal do Youtube (@PhilGood21).
Sobre Phil Rajzman – Carioca, 42 anos, é tricampeão mundial de longboard (2007 e 2016, campeão mundial pela World Surf League– WSL; e 2004 campeão mundial pela Oxbow Pro). Atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022) tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona.
Rajzman protagonizou o filme Surf Adventures I e II (2002 / 2008), apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017); e idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, entre outras atividades, para crianças de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado pelo surfista Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011. Rajzman começou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional, categoria Iniciante.
Com 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí, essa primeira viagem foi levado por Rico de Souza que teve grande influência no início de sua carreira. Em seguida, começou a colecionar títulos. Há mais de quatros anos promove a clínica Surf Experiences (completou a 11ª edição), que reúne netos, pais e avós na prática e no lifestyle do surfe ao lado de campeões nacionais e internacionais. Phil reside na praia de Geribá, em Búzios/RJ.
Fonte: Casa do Bom Conteúdo