Evento promove arte e cultura para transformar o olhar de crianças, adolescentes e suas famílias sobre o bairro Ferrazópolis

No sábado, (14), a ONG Ficar de Bem realizou a mostra cultural “Eu com a Cidade”, produzida por crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade assistidas pela instituição na unidade Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo. A iniciativa promove atividades intergeracionais, envolvendo tanto os participantes quanto seus responsáveis, com o objetivo de fortalecer os laços familiares e a identificação com o território em que vivem.

Durante o ano de 2024, o projeto trabalhou três eixos principais: “Eu comigo mesmo”, “Eu com os outros” e, mais recentemente, “Eu com a Cidade”, que focou na apropriação do território do bairro Ferrazópolis. Diversas atividades foram desenvolvidas, como a construção de maquetes que representaram o território sob a perspectiva dos participantes, além de registros visuais criados pelas crianças e adolescentes, onde elas exploraram e destacaram pontos importantes do bairro, resultando em uma exposição fotográfica aberta às famílias.

O evento contou com visitas guiadas conduzidas pelos educadores e pela equipe técnica da ONG. As famílias puderam circular pelos espaços, conhecer as atividades realizadas e compreender os objetivos das ações promovidas ao longo do ano. A exposição destacou o trabalho de apropriação do território, evidenciando a relação dos moradores com o bairro e com a cidade de São Bernardo do Campo.

“Por meio das atividades de arte e da cultura, as crianças e seus responsáveis puderam enxergar o bairro de uma nova maneira, ressignificando espaços e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Essa troca é essencial para construir pertencimento e promover uma convivência afetuosa”, diz Evenson Robles Dotto, presidente da ONG Ficar de Bem.

Sobre Ficar de Bem
A Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Dr. Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 18 projetos voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a ONG mantém parcerias com o poder público que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil.

 

Fonte: Maxima Sp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.