Com quase uma década de carreira, Bernardo Lessa, jovem baiano formado com láurea em Recife (UFPE) e pós-graduado em São Paulo (FAAP), consolida sua atuação no mercado internacional de cinema.

Quando pensamos em cinema, frequentemente lembramos de diretores, roteiristas e atores, mas raramente consideramos os bastidores que movimentam essa indústria. O audiovisual é um dos maiores pilares da economia criativa global e, no Brasil, movimentou mais de R$55,8 bilhões do PIB em 2019, segundo a Oxford Economics, gerando mais de 650 mil empregos diretos e indiretos. É nesse cenário que se destaca Bernardo Lessa, baiano de 27 anos, empresário, que é um dos representantes do Brasil no Berlinale Talents, programa do Festival Internacional de Cinema de Berlim voltado ao desenvolvimento de jovens talentos.

Natural de Salvador, Bernardo transformou sua gagueira de nascença em combustível para se comunicar. Aos 8 anos, criou o vlog Diário de um Gago para superar a vergonha de falar em público. A paixão pela linguagem audiovisual o levou a Recife, onde se formou com láurea em Cinema e Audiovisual pela UFPE, com uma pesquisa focada na distribuição de filmes brasileiros.

Aos 19 anos, iniciou sua carreira no histórico Cinema da Fundação, em Recife, onde aprendeu sobre curadoria, programação, marketing e distribuição de filmes – “foi lá que descobri que o cinema nacional também tem uma gagueira, e ela está na distribuição. Os filmes brasileiros têm muita dificuldade de chegar ao público”, comenta Bernardo. Durante sua passagem, o cinema alcançou recordes de público, exibindo mais de 280 filmes em um único ano. Em 2019, mudou-se para São Paulo para integrar a Vitrine Filmes, distribuidora de títulos icônicos como “Bacurau” (Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles) e “A Vida Invisível” (Karim Aïnouz).

Na Vitrine, passou de Atendimento a Coordenador de Negócios e Relações Institucionais, lançando mais de 40 filmes, incluindo o vencedor do Oscar “Druk – Mais uma Rodada” (Thomas Vinterberg). Bernardo também foi um dos criadores do Vitrine Lab, laboratório de distribuição que já formou mais de 400 profissionais e recebeu o prêmio de inovação do Festival de Gotemburgo. Em 2021, foi o único latino-americano selecionado para o programa U30 – Voz do Futuro do Festival de Locarno, na Suíça. No mesmo ano, fundou, ao lado de Marina Kosa, a plataforma @TantoCine, que hoje soma mais de 26 mil seguidores e tem a missão de democratizar o conhecimento do mercado audiovisual no Brasil.

Em 2022, Bernardo saiu da Vitrine e entrou na Conspiração Filmes, uma das maiores produtoras do Brasil e a mais indicada ao iEmmy, recentemente premiada no Globo de Ouro com “Ainda Estou Aqui” (Walter Salles, com Fernanda Torres e Selton Mello). Na Conspiração, Bernardo trabalhou como Coordenador de Financiamento e Vendas, com a missão de expandir o departamento de vendas da produtora e auxiliar na complexa arquitetura de financiamento de filmes e séries com recursos privados e públicos que envolviam grandes orçamentos, entre eles “O Auto da Compadecida 2” (Guel Arraes, Flávia Lacerda), “Tô de Graça” (César Rodrigues), “DPA 4 – O Filme” (Mauro Lima), “Velhos Bandidos” (Cláudio Torres, com Fernanda Montenegro, Bruna Marquezini, Lázaro Ramos e grande elenco), entre outros.

Em setembro de 2024, Bernardo decidiu dar um novo passo em sua carreira e se tornou sócio da TANTO, fundada por Marina Kosa em 2019, empresa de marketing audiovisual que hoje possui três frentes complementares: a Tanto Prod, focada na criação de campanhas e trailers para o lançamento de filmes brasileiros e internacionais; a Tanto Cine, mídia de formação e comunicação; e a Tanto Filmes, uma produtora voltada para filmes independentes e a descoberta de novos talentos. Entre os destaques estão o curta-metragem “Solos” (Pedro Vargas), selecionado para o 76º Festival de Cannes, e “Sofia Foi” (Pedro Geraldo), premiado como Melhor Primeiro Longa no FIDMarseille e distribuído pela Vitrine Filmes. Atualmente, Bernardo atua também como Gerente de Lançamento da Sessão Vitrine Petrobras, um dos projetos de distribuição com mais destaque no país, reforçando sua relação com a Vitrine Filmes e a missão em busca da democratização do cinema brasileiro. O próximo lançamento da Sessão Vitrine Petrobras é “Kasa Branca” (Luciano Vidigal), que estará em salas de cinema ao redor do Brasil a partir de 23 de janeiro.

Agora, sua trajetória ganha um novo capítulo com a participação no Berlinale Talents, um dos mais prestigiados programas de desenvolvimento de talentos do mundo, que acontecerá em fevereiro deste ano na Alemanha. “Eu não poderia estar mais feliz. 2024 representou um ano divisor de águas para minha vida. Aprendi que, para viver por completo e ser feliz, é fundamental cuidar da vida pessoal e buscar equilíbrio, porque é fácil ser engolido pelo trabalho quando se é obcecado por ele, e eu sou completamente apaixonado pelo cinema brasileiro. Vamos pra cima! O Oscar é nosso, Fernanda Torres!”, comemora o jovem de 27 anos.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.