Adolescentes em internação provisória no CAIP Ruth Pistori participaram de curso de design de sobrancelhas em busca de um novo caminho
Em uma iniciativa que busca proporcionar uma opção de futuro, com independência financeira e reinserção social, a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) e o Instituto Natalia Beauty, uniram esforços, pelo segundo ano consecutivo, para promover a transformação de 13 adolescentes atendidas no CAIP Ruth Pistori, na cidade de São Paulo.
As jovens participaram de um curso de capacitação profissional em design de sobrancelhas no centro de atendimento na última sexta-feira (10). Foi um passo importante para adolescentes que, no geral, vivenciaram situações de vulnerabilidade social, antes mesmo de ingressar na Fundação CASA.
Na formação, as jovens receberam o material necessário para iniciar na profissão, para atender as primeiras 10 clientes sem investimento algum, além de um certificado de conclusão. Cada uma ainda ganhou o “pijama mágico” do Natalia Beauty Group, um traje símbolo da empresa para representar a liberdade de elas serem quem são, sem rótulos.
A ação voluntária vai ao encontro da missão do Instituto Natalia Beauty, liderado por Natalia Martins, fundadora do Natalia Beauty Group, cujo objetivo é desenvolver habilidades práticas aliadas ao senso de realização pessoal. Para o Instituto, a beleza é um agente transformador.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca o impacto positivo da iniciativa para as adolescentes. “Ainda que sejam jovens que estão em um curto período de atendimento na Fundação CASA, foi possível proporcionar o acesso a uma opção de profissionalização na área da beleza, um mercado em franca expansão no Brasil”, afirma a presidente.
“Eu gostei bastante. Colocar no meu currículo que tenho esse diploma, é capaz de eu conseguir alguma chance ao tentar (uma vaga) em um salão”, disse em tom esperançoso uma das jovens participantes do curso.
As adolescentes do CAIP Ruth Pistori estão nos programas de internação provisória (prazo de até 45 dias para receberem a sentença do Poder Judiciário) e de internação sanção (internação de até 90 dias por descumprimento de medida socioeducativa anterior).
Sobre o Instituto Natalia Beauty
O Instituto Natalia Beauty promove transformação social por meio de ações que resgatam a autoestima e oferecem capacitação profissional gratuita para mulheres em vulnerabilidade social. Com foco na liderança feminina, autonomia financeira e redução de desigualdades, o Instituto colabora com organizações como a Fundação Casa, Casa da Mulher Brasileira e Penitenciária Feminina Sant’anna para impactar positivamente vidas. Os cursos são voltados para mulheres que buscam independência ou estão enfrentando desafios como violência doméstica e exclusão social, proporcionando habilidades técnicas e socioemocionais para que assumam o protagonismo de suas histórias.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Fonte: Maxima SP