Ação promovida pelo Ibrachina destaca a chegada do Ano da Serpente de Madeira com homenagens à diversidade cultural chinesa

 Para marcar a chegada do Ano Novo Chinês e celebrar o início do Ano da Serpente de Madeira, o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), o Grupo de Midia da China e o Consulado Geral da República da China em São Paulo, realizam um espetáculo de videomapping na fachada do icônico Edifício Anchieta, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. O evento acontece no dia 22 de janeiro, a partir das 20h, e será aberto ao público, oferecendo um show de luzes e imagens para quem estiver na região.

O Ano Novo Chinês, uma das celebrações mais importantes da cultura chinesa, é guiado pelo calendário lunar e repleto de tradições que simbolizam renovação e prosperidade. Neste ano, a projeção em videomapping destacará o signo da Serpente de Madeira, cuja energia está associada à sabedoria, equilíbrio e bem-estar, valores profundamente enraizados na cultura chinesa. Além disso, o espetáculo fará uma homenagem à diversidade cultural da China, com representações de vários elementos que compõem o país.

Thomas Law, presidente do Ibrachina, explica a importância do evento: “O Ano Novo Chinês é um momento de renovação e união, quando as famílias na China e ao redor do mundo se reúnem para celebrar. Essa ação é uma oportunidade de compartilhar essa tradição milenar com o público brasileiro, reforçando nosso compromisso em promover o intercâmbio cultural e o fortalecimento dos laços entre Brasil e China. Que o Ano da Serpente de Madeira traga paz, harmonia e prosperidade a todos.”

Os signos do zodíaco chinês têm uma forte conexão com as tradições culturais do país. Segundo as crenças chinesas, o ano de nascimento influencia diretamente a personalidade de uma pessoa. A energia predominante deste ano será a da Madeira Yin, relacionada à saúde, crescimento e estabilidade.

Curiosamente, a serpente é frequentemente referida como um “pequeno dragão” na tradição chinesa, por ser considerada uma inspiração para a figura do dragão mítico. O Ano da Serpente sucede o Ano do Dragão, celebrado em 2024, e carrega simbolismos de transformação e renovação.

A celebração do Ano Novo Chinês no Edifício Anchieta é uma iniciativa do Ibrachina, Grupo de Mídia da China, e correalização do Consulado Geral da República da China em São Paulo, para promover o diálogo e o intercâmbio cultural entre Brasil e China. O evento é gratuito e promete encantar os espectadores com uma experiência visual imersiva e culturalmente rica.

 

O que é o Videomapping?

O videomapping é uma técnica que consiste na projeção de vídeos sobre grandes superfícies ou estruturas, como fachadas de edifícios e estátuas. Além dessas construções, a técnica pode ser aplicada a qualquer objeto, o que a torna popular em campanhas publicitárias, sendo utilizada em veículos, vitrines, esculturas, cortinas e até mesmo em pessoas.

Essas produções grandiosas, que combinam tecnologia e fantasia, representam uma nova e impactante forma de arte, com o cenário majestoso de obras arquitetônicas. Quando acompanhadas por projeções de vídeo e música, essas apresentações encantam o público e se tornam espetáculos inesquecíveis.

 

Serviço 

Data: 22 de janeiro de 2025

Horário: A partir das 20h 

Local: Fachada do Edifício Anchieta 

Endereço: Avenida Paulista, 2584 – Consolação – São Paulo/ SP 

 

Sobre Thomas Law    

Thomas Law é doutor em Direito Comercial pela PUC/SP, sócio-proprietário do escritório de advocacia que leva seu nome, presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), vice-presidente do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES) e fundador do hub de inovação Ibrawork, além de diretor do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade de São Paulo (USP).     

O Ibrachina tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Instituto atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.  Já o Ibrawork é um centro de inovação com foco em smarts cities e oferece suporte para criação de incubadoras e programas de aceleração, promoção de hackathons, pesquisa e desenvolvimento, além da criação de startups.     

 

Sobre o Ibrachina     

Fundado em 2018 pelo Dr. Thomas Law, advogado, o Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.     

    

Fonte: Agência Pub    

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.