Primeiro dos seis episódios da produção chega ao canal de YouTube do Festival nesta sexta (07/fev), às 17h; série documental acompanha rotina de alguns dos 141 bolsistas do tradicional evento, cuja edição mais recente aconteceu em julho de 2024.
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e da Fundação Osesp, em parceria com o canal Arte1, a série documental Compondo Futuros – Os alunos do Festival de Inverno de Campos do Jordão será exibida a partir desta sexta-feira (07/fev), às 17h, no canal oficial do Festival de Campos do Jordão no YouTube. Dividida em seis episódios de cerca de 30 minutos cada, a série foi inteiramente gravada durante a 54ª edição do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão e exibida no canal Arte1 entre setembro e outubro de 2024.
Compondo Futuros, com direção de Ricardo Sêco, busca aproximar o público de uma das principais iniciativas promovidas durante o Festival de Campos do Jordão: suas atividades pedagógicas. Na série, acompanhamos o dia a dia em São Paulo de alguns dos músicos selecionados de todas as regiões do Brasil e de outros países, desde as aulas com professores renomados e a convivência diária, até a despedida do evento, marcada por um concerto dos jovens instrumentistas reunidos na Orquestra do Festival, no palco da Sala São Paulo, e pela revelação do vencedor do Prêmio Eleazar de Carvalho. A cada edição do Festival, o ganhador desse prêmio recebe uma bolsa de estudos de nove meses em uma escola de música no exterior à sua escolha.
Os seis episódios costuram depoimentos sobre as expectativas e as histórias de vida dos jovens a registros de bastidores das apresentações, de masterclasses e dos ensaios. O capítulo de estreia, Chegadas e Expectativas, nos leva a conhecer um pouco dos alunos durante seus primeiros dias na capital paulista.
“Esta é uma oportunidade de mostrar ao público o impacto do Festival de Inverno de Campos do Jordão na formação de jovens músicos. A série, além de documentar o processo de aprendizado e a dedicação desses alunos, reforça nosso compromisso em expandir o acesso à cultura e à formação musical de excelência”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
Além das estreias semanais às sextas-feiras, às 17h, no canal de YouTube do Festival, a série Compondo Futuros – Os alunos do Festival de Inverno de Campos do Jordão também pode ser vista a qualquer momento no Arte1 Premium, o canal do Arte1 na plataforma Prime Video.
Resumos dos episódios:
Ep. 1: Chegadas e Expectativas (07/fev)
Neste primeiro episódio são apresentados a dinâmica do Festival de Inverno e alguns personagens em seus primeiros passos, aulas iniciais, expectativas e sonhos.
Ep. 2: A Orquestra (14/fev)
Focado no caráter educacional do evento, este capítulo apresenta o funcionamento da orquestra, os naipes e suas características.
Ep. 3: Dia a Dia (21/fev)
Um capítulo dedicado à rotina dos bolsistas: estudos, disciplina e deslocamentos. Também acompanha laços de amizades que vão sendo formados e como os bolsistas estão vivendo a cidade.
Ep. 4: Palco (28/fev)
A preparação e a expectativa para as primeiras apresentações em Campos do Jordão. Também vivenciamos como é enfrentar um palco e tocar em conjunto para o público.
Ep. 5: Futuro (07/mar)
Um capítulo onde as expectativas e os sonhos sobre uma carreira na música clássica dão o tom. Destaque para as provas dos finalistas no evento.
Ep. 6: Encerramentos e Despedidas (14/mar)
O episódio final da primeira temporada traz um balanço da experiência, a apresentação final no 54º Festival de Campos do Jordão e o aguardado anúncio dos premiados.
O Festival de Inverno de Campos do Jordão é uma realização da Fundação Osesp, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.
_________
Fonte: Fundação Osesp