Intitulada A Verdadeira Arte, a ação reuniu fotografias de receitas enviadas por consumidores e destaca a relevância desse prato nos tradicionais “almoços de domingo”
Hellmann’s, marca de molhos da Unilever, promoveu em São Paulo uma exposição de arte dedicada a um clássico das refeições em família: a salada de maionese. Intitulada A Verdadeira Arte, a ação reuniu fotografias de receitas enviadas por consumidores e destaca a relevância desse prato nos tradicionais “almoços de domingo”. A iniciativa foi inspirada em uma pesquisa conduzida pela Opinion Box a pedido da marca, que revelou que aproximadamente 60% dos brasileiros consomem salada de maionese em pelo menos metade dos domingos em família, reforçando sua importância no dia a dia dos brasileiros. A ação instiga os consumidores a valorizarem os pratos saboreados em família, dando maior destaque às suas próprias receitas feitas em casa.
“Embora a maioria dos brasileiros tenha memórias afetivas conectadas a comidas caseiras, essas receitas pouco aparecem nas timelines e perfis sociais, que seguem recheados de pratos elaborados ou assinados por chefs renomados. Percebemos que, nos últimos anos, deixamos de ver beleza nos pratos do dia a dia para valorizar apenas os pratos de restaurantes”, comenta Carolina Riotto, diretora de marketing da categoria de alimentos da Unilever no Brasil. “Como a maionese número 1 do Brasil, estamos amplamente presentes nos lares brasileiros e sentimos que fazemos parte desses momentos em família. Com essa exposição, queremos dar o merecido protagonismo aos verdadeiros artistas, os cozinheiros das famílias brasileiras, levando suas criações para uma galeria de arte”, completa.
A exposição reuniu quinze quadros com fotografias de saladas de maionese decoradas reais, criadas por consumidores, que transformaram receitas caseiras em verdadeiras obras de arte. Cada criação revela histórias emocionantes de afeto, memória e conexão ao redor da mesa, celebrando não apenas o prato, mas também a tradição familiar e a criatividade culinária dos brasileiros.
“É uma emoção muito grande. Ver meu trabalho exposto em uma galeria de arte foi a coisa mais linda que já aconteceu na minha vida. É um jeito perfeito de eternizar a minha receita, porque quando você olha para ela pronta assim, você dá mais valor ainda”, conta Regina Velloso, uma consumidora que teve a sua receita selecionada para a exposição.
A ação também contou com peças OOH especiais, que retrataram a salada de maionese como arte pela cidade de São Paulo, criando uma verdadeira galeria a céu aberto. – Créditos: Matheus Mauad
A captação das receitas aconteceu pelas redes sociais de Hellmann’s e os consumidores selecionados puderam conferir suas obras expostas em vernissage, na Galeria Caribé (Rua João Lourenço, 79, Moema, São Paulo | 31 de janeiro de 2025, das 10h às 18h). No evento, além de explorar as criações artísticas e descobrir as histórias por trás de cada prato, os visitantes desfrutaram de uma degustação especial da verdadeira maionese. Além do evento, a ação contou com peças OOH especiais, que retrataram a salada de maionese como arte pela cidade de São Paulo, criando uma verdadeira galeria a céu aberto.
Segundo a pesquisa da Opinion Box, a salada de maionese está entre os cinco acompanhamentos mais consumidos nos domingos passados em família, encontros esses que acontecem ao menos uma vez por mês para 64,3% dos respondentes. A pesquisa foi realizada em outubro de 2024 com 882 consumidores e com abrangência nacional.
Confira alguns depoimentos aqui: https://youtu.be/HQSCyI7OfEo
Veja como foi o evento aqui: https://youtube.com/shorts/XE4gULPfm2Y
Para acompanhar os conteúdos e novidades dessa e demais ações e campanhas de Hellmann’s, fique ligado nos canais oficiais da marca no Instagram (@hellmannsbr), Facebook (@hellmansbrasil) e TikTok (@hellmannsbr) ou no site https://www.hellmanns.com.br.
Sobre Hellmann’s
Criada em 1913 pelo imigrante alemão Richard Hellmann e sua esposa Margaret Hellmann, Hellmann’s é uma das mais tradicionais marcas de maioneses, ketchups, mostarda e molhos para salada do mundo. Marca Unilever presente na vida dos brasileiros há mais de 60 anos, Hellmann’s é a maionese mais vendida do país. Além da verdadeira maionese, a qualidade inconfundível de Hellmann’s está nos demais produtos da marca, como maionese vegana, ketchup, mostarda, molho barbecue e molho para saladas.
Site: https://www.hellmanns.com.br/
Instagram: @hellmannsbr
TikTok: @hellmannsbr
Facebook: @hellmannsbrasil
Fonte: Edelman