As cidades paulistas iniciam neste fim de semana os festejos de Carnaval com os blocos de rua no interior, litoral e região metropolitana. A expectativa é de que o estado receba 4,5 milhões de pessoas no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro), Carnaval (1º a 4 de março) e o pós-Carnaval (8 e 9 de março), com acréscimo de R$ 6,4 bilhões à economia estadual, de acordo com levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Na cidade de São Paulo, segundo a PM, são esperados cerca de 16 milhões de foliões. O público vai aproveitar os 767 blocos cadastrados para a festa a partir desta sexta-feira (21).
LEIA TAMBÉM: Carnaval sem folia: conheça seis lugares para visitar no estado de SP
O Governo de São Paulo montou esquemas especias para garantir a segurança da população e o transporte para os próximos três fins de semana. Confira como vão funcionar os serviços e se prepare com antecedência.
Transporte metropolitano no Carnaval
Neste fim de semana, nos dias 22 e 23, todas as linhas da CPTM e do Metrô funcionarão em seus horários habituais. Haverá trens de prontidão para atender necessidade extra no fluxo de passageiros. No Metrô, a partir deste final de semana, as estações próximas aos locais das festividades terão reforço de funcionários e do Corpo de Segurança. Na EMTU, vão ocorrer operações de fiscalização em campo nos principais blocos da Barra Funda e de Guarulhos.
Já para os dias de Carnaval, no Metrô, as linhas terão operação 24h de sexta-feira (28/02) para sábado (1), de sábado para domingo (2) e de domingo para segunda-feira (3). Além disso, o movimento será monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e, se necessário, haverá aumento da frota. A operação ininterrupta no final de semana visa trazer mais conforto e facilidade para os passageiros que desejam se deslocar nesta época utilizando o Metrô.
No sábado e na segunda-feira (1 e 3), a circulação de trens nas linhas da CPTM terá intervalos de sábado. Já no domingo e terça-feira (2 e 4), os intervalos serão de domingo, enquanto na quarta-feira de cinzas (5) será de dia útil. Todas as linhas terão trens de prontidão para atender qualquer eventual necessidade no fluxo de passageiros.
Os passageiros podem comprar o bilhete digital QR CODE com antecedência para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos, a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.
Segurança
As forças policiais do Estado de São Paulo ampliarão o policiamento na capital, grande São Paulo, interior e litoral durante o Carnaval deste ano. Cerca de 20 mil policiais militares estarão nas ruas para garantir a folia de 25 milhões de pessoas na Operação Carnaval. A Polícia Civil também reforçará os plantões de atendimento e contará com novas tecnologias para auxiliar na prevenção de crimes.
O planejamento operacional prevê policiamento reforçado no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro) e nos dias do Carnaval (1º, 2, 3 e 4 de março). Os agentes estarão nos pontos de maior fluxo de foliões em diferentes meios — viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves — em todo o estado. As unidades policiais, como a Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Bombeiros e Ambiental, também serão reforçadas.
O Comando de Aviação da PM estará sobrevoando a capital paulista com dois helicópteros Águia, dando apoio às equipes em solo e eventualmente para alguma ocorrência de salvamento. No interior do estado, serão nove helicópteros. No litoral do estado, haverá duas aeronaves em Praia Grande, uma no Guarujá e uma em Ubatuba apoiando as equipes de resgate de policiamento.
Na cidade de São Paulo, serão 160 postos de atendimento e 30 torres de observação, principalmente nos 14 megablocos, que têm previsão de atrair cerca de 500 mil pessoas por dia.
A partir do próximo fim de semana (22 e 23 de fevereiro), a PM estará nas imediações do Sambódromo do Anhembi, local dos desfiles de Carnaval, e nas ruas, onde haverá maior circulação de foliões. No litoral, o comando de policiamento vai empregar todo o efetivo disponível, operacional e administrativo, distribuídos nos 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Segurança para mulheres
A Polícia Militar terá 14 tendas exclusivas para acolhimento e atendimento de mulheres no Carnaval de São Paulo vítimas de importunação sexual durante os dias de festa. Os equipamentos serão instalados nos circuitos dos megablocos na capital paulista.
As tendas contarão com policiais mulheres treinadas para dar suporte e acolher o público feminino. O objetivo é ter um ambiente acolhedor para denúncias e eventuais pedidos de suporte, como aconteceu no Carnaval do ano passado.
Uma das tendas será instalada no entorno do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital. A região é um dos circuitos dos megablocos, concentrando milhares de pessoas durante os dias de folia. Os outros equipamentos estarão no centro, nas zonas norte e oeste da capital.
Veja os locais que receberão as tendas:
- Avenida Henrique Schaumann;
- Avenida Brigadeiro Faria Lima;
- Avenida Paulo VI;
- Rua da Consolação;
- Praça da República;
- Av. Marques de São Vicente;
- Rua Hélio Pelegrino;
- Av. Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi;
- Ruas Dos Pinheiros;
- Av. Pedro Álvares Cabral;
- Avenida Eng. Luís Dumont Villares;
- Rua Laguna;
- Rua Augusta;
- Rua Vereador Abel Ferreira.
Dicas de segurança
Para garantir a folia com segurança, a delegada Fernanda Herbella, da divisão de atendimento ao turista (Deatur) do Estado de São Paulo, dá dicas para evitar transtornos e pular Carnaval com segurança.
“Sempre carregue carteira e celular à frente e próximo do corpo”, diz a delegada. “Cordinhas de celular (e doleiras) que você pode colocar por dentro da roupa funcionam bastante e são bem seguras. Nunca deixe celular, carteira e cartões nos bolsos de trás ou nos bolsos sem zíper.”
Caso tenha seu celular furtado ou roubado, é importante registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia ou na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil de São Paulo. Para evitar maiores transtornos e curtir o Carnaval com segurança, é recomendado guardar em local seguro o número de IMEI do aparelho para solicitar o bloqueio e relatar imediatamente a ocorrência aos bancos.
Fernanda recomenda definir, antes da folia nas ruas, um ponto de encontro com amigos. A estratégia funciona bem e ajuda a garantir um Carnaval com segurança principalmente em bloquinhos e festas com grande aglomeração de pessoas. Não aceitar bebidas de estranhos e deixar o copo sempre em seu campo de visão são ações simples que também podem evitar problemas graves.
Calor e saúde
Com o calor intenso dos últimos dias, aumentam os riscos à saúde. Por isso, o Governo do Estado reforça alertas para curtir a folia com saúde e segurança. As orientações incluem cuidado redobrado com alimentação, hidratação e exposição ao sol.
As altas temperaturas e o esforço físico aumentam o gasto energético e o nível de transpiração do corpo. Com isso, quem for curtir o Carnaval deve reforçar a hidratação e beber mais água. Isso evita sintomas da desidratação, como mal estar, dor de cabeça e tontura.
Os foliões também devem se atentar à ingestão de bebidas alcoólicas. Cervejas e destilados não hidratam o corpo. Pelo contrário, elas aumentam a eliminação de líquidos corporais pela urina e pelo suor, facilitando a desidratação. “Se passar do ponto com as bebidas, pare imediatamente de ingerí-las e se hidrate bastante com água, sucos, chás gelados e isotônicos antes, durante e depois das festas”, indica o gastroenterologista Gerson Nogueira de Morais, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).
Outra dica é se alimentar bem antes dos blocos. A comida ajuda a diminuir e retardar os efeitos do álcool no organismo. Por isso, não beba de barriga vazia. Durante a folia, o ideal é manter a alimentação saudável com itens leves, pouco gordurosos e de fácil digestão. As melhores comidas para o Carnaval são frutas frescas, tapiocas e pão integral.
A Defesa Civil divulga a previsão do tempo em suas redes sociais. Além disso, também emite alertas para eventos climáticos extremos, como tempestades, diretamente no celular da população. Durante o período do Carnaval, a Defesa Civil fará monitoramento constante do tempo pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Programação de Carnaval em SP
O Parque da Juventude, na zona norte da capital, vai cair na folia com o bloquinho Gente Miúda neste sábado (22). Além de uma divertida oficina de máscaras de Carnaval, haverá comemoração dos 15 anos da biblioteca, com muita pipoca, algodão-doce, brincadeiras, e brindes especiais para a criançada. A programação é gratuita e aberta para toda a família.
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre o calendário de atividades de 2025 neste sábado (22), às 16h, com um concerto que antecipa o clima do Carnaval, trazendo ao palco um passeio pela tradição carnavalesca brasileira. O programa sinfônico reúne uma seleção de grandes clássicos populares sob uma nova roupagem, em versões orquestrais que homenageiam gêneros como samba-enredo, marcha-rancho, choro e frevo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados on-line: clique aqui para acessar o site.
Neste domingo (23), a Maratona Infantil do MIS, na capital, traz uma programação dedicada às escolas de samba, incluindo oficinas de percussão, estandartes e muita música para os pequenos foliões. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso com 1 hora de antecedência na bilheteria do museu, a partir das 10h.
Na cidade de Brodowski, interior paulista, o Museu Casa de Portinari apresenta a partir do dia 28 painéis interativos com a presença do Frevo nas obras do artista. O museu também vai oferecer oficinas de confecção de guarda-chuva de frevo em papel e o Carnaval na paleta, atividade que transforma a esplanada do museu em um espaço de celebração carnavalesca.
Em Campos do Jordão, o Museu Felícia Leirner, o Auditório Claudio Santoro e o Núcleo Educativo convidam os visitantes a produzirem estandartes utilizando tecidos, fitas, lantejoulas coloridas e muita criatividade para foliar pelo Museu e comemorar a alegria do Carnaval no tradicional ritmo das marchinhas. As atividades acontecem entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março, na Concha Acústica do Museu e Auditório
No dia 1 de março, o Núcleo Educativo ensina o passo a passo da produção de confete ecológico, feito com folhas caídas encontradas nas alamedas do Museu. A atividade estimula a reflexão sobre sustentabilidade e preservação da Mata Atlântica.
No dia 26, na cidade de Tupã, o Museu Índia Vanuíre preparou uma noite especial dedicada às tradicionais marchinhas carnavalescas que marcaram a história da cidade. A Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro vai reviver essas melodias icônicas, acompanhada pela apresentação do Bloco Abanaê e da corte carnavalesca da cidade.