Mesmo diretor do premiado ‘Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental’ (2021), Radu Jude leva o Urso de Prata de Melhor Roteiro na 75ª edição do Festival de Berlim
Rodrigo Teixeira, da RT FEATURES, produtor indicado ao Oscar por “Ainda Estou Aqui”, está por trás de ‘Kontinental 25’, novo filme do diretor romeno Radu Jude que acaba de levar o URSO DE PRATA de Melhor Roteiro na 75ª edição do Festival de Berlim.
“Estou muito feliz com esse prêmio, o Radu é um diretor e roteirista incrível, e o roteiro deste filme é um dos melhores que eu já li!”, comemorou o produtor da RT Features.
Filmado com um iPhone 15 e poucos equipamentos, a trama do longa traz Orsolya, uma oficial de justiça que está encarregada de despejar um homem de sua propriedade, o que acarreta em resultados desastrosos e conflitos morais na personagem principal.
O produtor Rodrigo Teixeira, que produziu filmes como ‘O Farol’, ‘A Bruxa’ e ‘Me Chame Pelo Seu Nome’ , relembra sua trajetória com Jude e a origem de ‘Kontinental ’25’. “Desde quando assisti ‘Scarred Hearts’, o Jude ficou na minha cabeça como cineasta por sua originalidade. Me aproximei, vi seus filmes, nos conhecemos e ele me apresentou seus projetos…Entre eles, estava ‘Kontinental 25’. Estamos muito felizes com esse Prêmio”.
Com direção e roteiro assinados por Radu Jude, ‘Kontinental ’25’ se inspira em ‘Europa ’51’, do diretor Roberto Rossellini, ao retratar uma protagonista com dilemas humanitários. A narrativa se utiliza de drama e comédia para abordar temas complexos como a crise imobiliária, a economia pós Guerra Fria, o nacionalismo e as relações de poder em uma sociedade que preza pelo status social.
Com produção da RT FEATURES, ‘Kontinental ’25’ é uma coprodução entre Romênia, Brasil, Suíça, Reino Unido e Luxemburgo.
Ficha técnica
Produção: RT Features
Direção: Radu Jude
Roteiro: Radu Jude
Elenco: Eszter Tompa, Gabriel Spahiu, Adonis Tanța, Oana Mardare, Șerban Pavlu
Duração: 109′ minutos
Sobre a RT Features
Criada por Rodrigo Teixeira em 2006, a RT Features é hoje uma das principais produtoras audiovisuais e a brasileira com maior destaque no mercado internacional. Seus filmes são reconhecidos mundialmente, tendo sido indicados para mais de 40 prêmios —incluindo 6 indicações ao Oscar e 4 ao Globo de Ouro.
Produziu, entre outros filmes, Armageddon Time (2022), de James Gray; Bergman Island (2021), de Mia Hansen-Løve; A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2019), de Karim Aïnouz, vencedor do prêmio de melhor filme na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes; Ad Astra (2019), de James Gray, com Brad Pitt como ator principal; Wasp Network (2019), de Olivier Assayas, com Penélope Cruz, Gael García Bernal e Wagner Moura; The Lighthouse (2019), dirigido por Robert Eggers, com Willem Dafoe e Robert Pattinson, que ganhou o prêmio máximo da crítica na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; Call Me By Your Name (2017), de Luca Guadagnino, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado; A Bruxa (2016), também de Robert Eggers; Frances Ha (2013) e Mistress America (2015), ambos de Noah Baumbach com Greta Gerwig; e Love (2015), de Gaspar Noé.
Em 2013, uniu-se em uma joint venture com Martin Scorsese para revelar novos diretores. Como parte deste projeto, produziram juntos A Ciambra (2017), de Jonas Carpignano, Port Authority (2019), de Danielle Lessovitz e Murina (2021), de Antoneta Alamat Kusijanovic, vencedor do Camera d’Or no Festival de Cannes.
Possui também em seu currículo produções brasileiras de longas-metragens como O Cheiro do Ralo (2006), O Abismo Prateado (2010), Tim Maia (2014), Alemão (2014), Alemão 2 (2022), e a série O Hipnotizador (2015). Em 2024, lançou Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba, no Festival de Gramado; Enterre Seus Mortos, de Marco Dutra, no Festival de Sitges; e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencedor de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e representante oficial do Brasil no 97o Academy Awards.
O produtor Rodrigo Teixeira é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, responsável pelo Oscar, e desde 2017 figura na lista 500 Most Important People in Global Media, da Variety.