Ribeirão Pires aprova programa de refinanciamento de dívidas
A Câmara de Ribeirão Pires aprovou esta semana o projeto que institui o Programa Especial de Parcelamento (PEP – Refis 2021) de dívidas com o município contraídas até o fim de 2020. A proposta busca incentivar tanto pessoas físicas como jurídicas a regularizar sua situação fiscal, por meio de incentivos, como redução de juros e multa.
Serão oferecidos ao munícipe cinco tipos de renegociação:
- Parcelamento em três vezes com 100% de desconto em juros e multas;
- Parcelamento em até oito parcelas, com 40% de entrada, 100% de desconto sobre juros e 90% sobre multas;
- Parcelamento entre quatro e doze parcelas, com 100% de desconto em multas e 75% sobre juros;
- Parcelamento a partir de 13 até 37 parcelas, com 100% de desconto em multas e 50% sobre juros;
- Parcelamento a partir de 37 até 50 parcelas, com 100% de desconto em multas e 30% sobre juros;
Todos os parcelamentos devem ter cotas mínimas de R$ 60 para pessoas físicas e R$ 250 para pessoas jurídicas. Eventuais pendências que estejam sob análise judicial só poderão entrar no PEP-Refis com o caso solucionado até a data final de adesão ao programa.
Os contribuintes que já tem débitos parcelados poderão solicitar um novo financiamento, desde que de acordo com os termos da lei, cancelando o acordo anterior pelo setor de Dívida Ativa, descontando o valor já pago.
A data para início do programa será fixado pelo prefeito por meio de um decreto nos próximos dias.
Hospital de Campanha tem o menor índice de ocupação de 2021
Com apenas 13 pacientes internados no Hospital de Campanha nesta sexta-feira (25), Ribeirão Pires possui o menor índice de ocupação de 2021 para pessoas acometidas pela Covid-19. Cenário que era inimaginável em março, quando 100% dos leitos estavam ocupados.
Antônio Carlos André de Castro, médico coordenador do Hospital de Campanha, atribui o baixo índice de ocupação ao avanço da imunização contra Covid. “A vacinação de grande parte da população está diminuindo a circulação do vírus. Isso está contribuindo para menor taxa de infecção”, destacou.
Somente no período entre 24 de maio a 24 de junho, 77 altas foram concedidas no Hospital. Para o médico, a recuperação dos pacientes tem sido mais rápida em comparação ao mês de março.
“A idade média dos acometidos pela doença vem diminuindo gradualmente conforme avança a vacinação nas faixas etárias. O perfil dos pacientes internados atualmente é de mais jovens. Com isso, a recuperação tende a ser mais rápida, diferentemente de março, quando tínhamos a maioria de idosos com comorbidades e consequentemente com períodos de recuperação mais prolongados”, explicou.
Para os próximos meses, Antônio projeta a diminuição do número de casos e Internações. “A projeção é semelhante aos países com altas taxas de vacinação entre a população. Vamos diminuir cada vez mais o número de doentes. Talvez entre agosto ou setembro, vamos alcançar imunidade vacinal da população suficiente para achatar permanentemente o número de novos casos”, esclarece.
A Unidade hospitalar está com ocupação de 60% nos leitos de UTI e 23% nos leitos de enfermaria.
Ribeirão Pires passa a integrar a Agência de Desenvolvimento Econômico ABC
“A nossa participação na entidade é primordial para garantir a inserção da cidade no processo de retomada econômica pós pandemia”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Marli Silva.
A Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC foi criada em outubro de 1998, com a missão de unir as forças de instituições públicas e privadas para o desenvolvimento econômico sustentável do Grande ABC. Estabelecida como uma Associação Civil de Direito Privado, com fins não econômicos, tem em seu quadro de associados Prefeituras, empresas do polo petroquímico, instituições regionais de ensino superior, associações comerciais, industriais e sindicatos de trabalhadores.
Espetáculos de curta duração serão atração de destaque do evento. O prédio da SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo – será o cenário de apresentações que combinarão dança, encenações teatrais e show de iluminação. O acesso ao “Drive-Caipira-Thru” será feito pela Rua Diamantino de Oliveira (subida do MC Donalds).
O “Arraiá Solidário” funcionará da seguinte forma: moradores e visitantes da cidade entrarão, de carro, no estacionamento da SEJEL, situada ao lado do Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco. O ingresso para o evento será a doação de alimento não-perecível, preferencialmente exceto sal e açúcar, ou itens de higiene pessoal/produtos de limpeza.
Ao entrar neste espaço, os veículos serão organizados, em fila, na lateral do prédio sede da SEJEL, que abriga pequenas sacadas que estão sendo caracterizadas para representar um “condomínio junino”. Em cada um dos espaços, profissionais da SEJEL e da Secretaria de Educação irão apresentar danças tradicionais dos festejos da época, tudo isso com show de luzes e sons.
Os espetáculos de curta duração têm, em média, de dois a três minutos, para dar fluxo ao movimento de carros. Toda a atração poderá ser conferida de dentro do automóvel (não será permitido percorrer o trajeto fora do veículo, medida de segurança para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus).
Os mantimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires.
Os kits merenda escolar disponibilizados durante este período de ensino remoto pela Prefeitura atendem 2.600 estudantes. Além das crianças de famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família, a iniciativa beneficia aquelas afetadas diretamente pela pandemia do coronavírus e que comprovem a necessidade do auxílio, seguindo critérios estabelecidos por lei.
“Garantimos, com essa ação, a segurança alimentar e nutricional dos estudantes da rede municipal em maior vulnerabilidade nesse momento emergencial pelo qual passa o País”, explicou a secretária de Educação, Rosi de Marco.