Em entrevista para os veículos de comunicação Olhar Plural e ECO ABC, o vereador Josa Queiroz compartilhou sua luta e comprometimento com a disponibilização dos remédios feitos à base de Cannabis Sativa e suas variações, como Cannabis Indica
Para o vereador, durante seu encontro no podcast Olhar Plural, a pauta ainda é cercada de preconceitos e desinformação, o que dificulta o acesso de quem realmente precisa. “Quando começamos a criar tabus, a sociedade tira o foco do debate. A Cannabis, nesse caso, será usada de forma medicinal e não como lazer”, afirmou. “Criamos essa lei com base em estudos e em relatórios sérios. O uso desses medicamentos podem ajudar, por exemplo, crianças autistas a ponto de mostrar um quadro de evolução”, explicou o político.
Josa segue enfatizando a importância do acesso universal ao tratamento na ECO ABC. “Esse tipo de medicação não é produzida em larga escala, então é caro. Por isso, Também pensamos nas pessoas que não têm recurso o suficiente para adquirir esse tratamento”
A lei
Por meio da lei 4.473/24, aprovada pela Câmara Municipal de Diadema, a cidade deve garantir a distribuição gratuita de medicamentos à base de Cannabis nas UBS’s. Os pacientes precisam de prescrição médica e laudo justificando o uso e comprovação de que não podem arcar com os custos. A decisão irá beneficiar pessoas portadoras de epilepsia, autismo e entre outras patologias neuropsiquiátricas.
Fonte: