Patrocinado pela Claro, evento divulgou vencedores em noite de festa e homenagens no domingo (27/4)

O Festival Internacional de Cinema da Fronteira anunciou na noite deste domingo, 27 de abril de 2025, os vencedores de sua 16ª edição realizada em Bagé (RS). Os homenageados deste ano foram os cineastas Ana Luiza Azevedo e Giba Assis Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. O show de encerramento foi apresentado pela artista gaúcha Catto. A programação agora continua em Livramento (RS) e Rivera (Uruguai) nos dias 29 e 30 de abril com a projeção especial de longas e a mostra competitiva de curtas de animação.

“A Queda do Céu” (SP) foi o grande vencedor da noite. A produção levou melhor filme, montagem e menção honrosa da crítica para seu trabalho de som da Mostra Internacional de Longas. “Tijolo por tijolo” (PE) recebeu melhor atuação, melhor filme da crítica e um prêmio oferecido pelo Festival de Cartagena. “Por tu bien” (Argentina) ganhou direção de arte e júri popular. Tyrell Spencer conquistou melhor direção por “O Maior Espetáculo da Pampa” (RS), enquanto Bruno D. Ruiz ganhou melhor fotografia por “El Turbio” (Argentina). Já “Bicho Monstro” (RS) levou prêmio de roteiro e “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” (RJ) ganhou menção honrosa.

A Mostra Internacional de Curtas premiou como melhor filme “Você” (RJ), de Elisa Bessa, que também ganhou o Prêmio Edt. de montagem. Ana Gutiérrez Salgado levou melhor direção por “Lolo” (México). Álvaro RosaCosta conquistou melhor atuação por “A Um Gole da Eternidade” (RS). O filme também ganhou melhor filme pelo júri popular. “Emerenciana” (PR) levou menção honrosa. Já o IV Mercado Sur Frontera WIP LAB, voltado para projetos em desenvolvimento e finalização, entregou o Prêmio Punctum Sales (WIP) para “London/Nós a Sós” (RS), o Prêmio Edt. (WIP): para “Navio do Sertão” (PB), o Prêmio Destaque – Tutores (Desenvolvimento) para “Bernal” (Argentina) e “Cortejo dos Mortos” (SC). O Prêmio FRAPA (Desenvolvimento) foi concedido a “Enquanto Eu Me Lembro” (RS).

A programação de Sant’Ana do Livramento e Rivera começa na terça (29), às 15h, no Auditório da Unipampa com a Mostra de Curtas-Metragens de Animação. O mesmo local sedia às 17h, sessão de “Antes Que o Mundo Acabe”, de Ana Luiza Azevedo. Às 19h, será exibido o longa “A Metade de Nós”, de Flavio Botelho. A quarta-feira (30), inicia às 15h, em Rivera, na UTEC com a reprise dos curtas de animação. À noite, 19h30min, o Teatro Municipal de Rivera apresenta sessão especial do documentário “Amigo Lindo del Alma”, de Daniel Charlone.

O XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem patrocínio master da Claro. Financiamento: Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A produção é de Maristela Ribeiro Produções, realização da Associação Pró Santa Thereza e promoção da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem apoio da Associação dos Amigos do Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (Amimba) e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e Consulado do Uruguai em Bagé. Apoio institucional do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jornal Minuano e TV Câmara Bagé.

 

XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Quando: 23 a 27 abril de 2025 em Bagé (RS); 29 e 30 de abril de 2025 em Livramento (RS) e Rivera (Uruguai)

Links na bio do Instagram: @festivaldafronteira

Site: https://www.festivaldafronteira.com.br/

 

Premiados XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Mostra Internacional de Longas-metragens:

Melhor Filme: “A Queda do Céu” (Brasil/SP), de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha

Melhor Direção: “O Maior Espetáculo da Pampa” (Brasil/RS) – Tyrell Spencer

Melhor Fotografia:, “El Turbio” (Argentina) – Bruno D. Ruiz

Melhor Montagem: “A Queda do Céu” (Brasil/SP) – Renato Vallone

Melhor Roteiro: “Bicho Monstro” (Brasil/RS) – Germano de Oliveira, Igor Verde e Marcela Ilha Bordin

Melhor Atuação: Cris Martins, por “Tijolo por tijolo” (Brasil/PE)

Melhor Direção de Arte: “Por tu bien” (Argentina) – Eduardo García

Menção Honrosa: “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” (Brasil/RJ), de Joel Zito Araújo

Prêmio especial FICCI (Festival Internacional de Cine de Cartagena): “Tijolo por tijolo” – Caique de Souza Ventura (ator)

Melhor Filme – Prêmio da Crítica: “Tijolo por tijolo” (Brasil/PE), de Victória Álvares e Quentin Delaroche

Menção Honrosa – Prêmio da Crítica: “A Queda do Céu” (Brasil/SP) – Marcos Lopes (som direto), Guile Martins (desenho de som) e Toco Cerqueira (mixagem de som)

Melhor Filme – Júri Popular: “Por tu bien” (Argentina), de Axel Monsú

 

Mostra Internacional de Curtas:

Melhor Filme: “Você” (Brasil/RJ), de Elisa Bessa

Melhor Direção: “Lolo” (México) – Ana Gutiérrez Salgado

Melhor Atuação: “A Um Gole da Eternidade” (Brasil/RS) – Álvaro RosaCosta

Menção Honrosa: “Emerenciana” (Brasil/PR), de Larissa Nepomuceno

Prêmio Edt.: Associação de Profissionais de Edição Audiovisual: “Você” – Luisa Dowsley (montagem)

Melhor Filme – Júri Popular: “A Um Gole da Eternidade” (Brasil/RS), de Paulo Ricardo de Moraes e Camila de Moraes

 

IV Mercado Sur Frontera WIP LAB

Prêmio Punctum Sales (WIP): “London/Nós a Sós”, de Victor di Marco, Marcio Picoli e Laura Moglia (Bagé/Porto Alegre/RS)

Prêmio Edt. (WIP): “Navio do Sertão”, de Patrícia Pinheiro e Leonardo Pinheiro (João Pessoa/PB)

Prêmio Destaque – Tutores (Desenvolvimento): “Bernal”, de Martín Emiliano Díaz (Buenos Aires/Argentina) e “Cortejo dos Mortos”, de Dario Aldana e Sabrina Zimmermann (Chapecó/SC)

Prêmio FRAPA (Desenvolvimento): “Enquanto Eu Me Lembro”, de Victor di Marco, Marcio Picoli e Laura Moglia (Bagé/Porto Alegre/RS)

 

Sobre a Claro

A Claro é o maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. Recentemente, a Claro foi escolhida como a empresa de telecomunicações mais inovadora do Brasil, pela 10ª edição do Prêmio Valor Inovação 2024. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da marca Claro empresas, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a internet mais rápida do Brasil no 5G e no Wi-Fi. A rede Claro 5G+ é a mais veloz do Brasil e da América do Sul e oferece a menor latência, a melhor experiência 5G em games e a melhor experiência de streaming de vídeos na rede 5G do Brasil. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.

 

Fonte: Isidoro B. Guggiana

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.