Aston Martin Valhalla fotografado na estrada e na pista durante a validação final no campo de testes da IDIADA, na Espanha, e no Reino Unido
Valhalla oferece uma combinação definitiva de desempenho em estrada e pista: trem de força PHEV com 1.079 cv de potência e 1.100 Nm de torque combina motor V8 biturbo de 4 litros com virabrequim plano de 828 cv personalizado com três motores elétricos, entregando mais 251 cv
Velocidade máxima limitada eletronicamente a 350 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos
Produção prevista para começar no segundo trimestre de 2025. Limitado a 999 unidades
O Aston Martin Valhalla está passando pela validação final antes do início da produção no segundo trimestre de 2025. A validação final está sendo feita em vários locais do campo de testes da IDIADA, na Espanha, e em vias públicas do Reino Unido.
Dois protótipos, um pintado nas cores Verde Podium com pintura Verde-Lima e outro Jade Verdejante com pintura Ouro Valquíria, estão sendo testados na pista da IDIADA, incluindo os circuitos de alta velocidade e de manuseio em piso molhado e seco. Ali, o Valhalla está passando pela calibração final da direção e aerodinâmica ativa, bem como do desempenho do sistema de freios térmicos. Os testes estão sendo conduzidos pelos engenheiros da Aston Martin e pelo piloto de desenvolvimento da Aston Martin, Darren Turner, três vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans na classe GT. Outro carro, na foto na cor Prata Cintilante Acetinado com pintura Verde-Lima, está atualmente passando pela calibração final dos amortecedores nas estradas do Reino Unido.
Simon Newton, Diretor de Desempenho e Atributos de Veículos, afirma: “Para as equipes de engenharia e dinâmica, a largura de banda dinâmica sem precedentes que distingue o Valhalla de seus rivais apresentou muitas novas oportunidades durante o desenvolvimento. Com uma combinação de 1.079 cv e 1.100 Nm por meio do trem de força híbrido, o desempenho extremo é garantido. Para aproveitar e refinar a potência e proporcionar uma experiência excepcional de supercarro tanto na estrada quanto na pista, foi necessário um trabalho incansável na integração da aerodinâmica ativa e dos sistemas de controle integrados”.
O Valhalla é um carro de “primeiras”: primeiro supercarro com motor central de produção em série da Aston Martin, primeiro híbrido plug-in e o primeiro veículo de produção com autonomia dedicada para veículos elétricos; o primeiro modelo da marca a utilizar o motor V8 biturbo de 4 litros com virabrequim plano personalizado – o motor V8 de maior desempenho já instalado em um Aston Martin – e o primeiro a utilizar a novíssima Transmissão de Dupla Embreagem (DCT) de 8 velocidades da marca, que incorpora um motor elétrico e um diferencial traseiro eletrônico (E-diff). É também a primeira aplicação dos novos motores duplos no eixo dianteiro, que facilitam a vetorização do torque e contribuem para o sistema de tração integral.
Combinando as metodologias e tecnologias voltadas para o desempenho da Aston Martin Performance Technologies e da Fórmula 1 com um design espetacular e uma dinâmica de condução brilhante, o Valhalla é um supercarro de alcance extraordinário. Limitada a 999 unidades, a produção do Valhalla está prevista para começar no segundo trimestre de 2025.
Sobre a UK Motors
A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.
Sobre a Aston Martin Lagonda
Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e exclusividade. A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado e estilo bonito para produzir uma gama de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB12, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie. Alinhado com sua estratégia de sustentabilidade “Corrida. Verde.”, a Aston Martin também está desenvolvendo alternativas ao motor de combustão interna, com a ambição de criar os carros elétricos de desempenho mais emocionantes e altamente desejáveis do mundo, o primeiro dos quais com lançamento previsto para 2025.
Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon, com sua luxuosa linha DBX SUV orgulhosamente fabricada em StAthan, País de Gales. A empresa está no caminho certo para entregar instalações de fabricação com emissões líquidas zero até 2030.
A Lagonda foi fundada em 1899 e uniu-se à Aston Martin em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa está agora listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.
Em 2020, Lawrence Stroll tornou-se o presidente executivo da empresa, juntamente com novos investimentos significativos.
Isto coincidiu com o regresso da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Formula One® Team e deu início a uma nova era para a icônica marca britânica.
Fonte: LetraNova Comunicação