O projeto Vai Dar Certo – Sarau Mural promove a intersecção entre literatura e arte urbana em um formato inovador, apresentando pequenos textos poéticos impressos e colados nas paredes das escolas, utilizando a técnica do lambe-lambe. A iniciativa acontecerá durante o mês de maio de 2025, contemplando instituições da rede pública do município de Diadema.

O projeto recebeu apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), implementada no município, fortalecendo ações culturais voltadas à diversidade e à valorização da cultura local.

O Sarau Mural reunirá artistas racializados e artistas diversos em gênero e sexualidade, que apresentarão textos poéticos autorais. O projeto visa valorizar a produção artística local em diálogo com criadores de outras regiões do país, como a escritora indígena Trudruá Dorrico Makuxi, de Rondônia, e a poeta travesti Naiá Curumim, de Carapicuíba. A iniciativa cria um espaço de visibilidade para vozes frequentemente marginalizadas, refletindo a pluralidade de identidades e experiências que compõem a sociedade brasileira.

Idealizado e coordenado pelo artista interdisciplinar Emol, o Sarau Vai Dar Certo é um movimento de resistência cultural desenvolvido desde 2013, que, ao longo dos anos, se adaptou a novas realidades, incluindo edições online durante a pandemia. Emol comenta: “A intenção do projeto é aguçar no alunato de escolas públicas a reflexão e o debate sobre a diversidade das identidades e grupos sociais que compõem o Brasil, promovendo uma educação em favor do respeito às diferenças e contribuindo para uma sociedade plural.”

Nesta edição, o Sarau Mural contará com a participação de alunos, será aberto a toda a comunidade escolar e estará disponível para visitação mediante contato com a direção de cada escola. Uma das instituições participantes é a Escola Estadual Orígenes Lessa, localizada no bairro Vila Nogueira. As demais escolas envolvidas serão divulgadas no perfil de Emol no Instagram.

Para mais informações, entre em contato pelo Instagram: www.instagram.com/emol.art

 

 

Fonte: Emol

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.