Especialista com experiências internacionais oferece recomendações para empresas; plataforma deve ser ativada no país em maio

O tópico mais quente do varejo no momento é o TikTok Shop: a plataforma de vendas de uma das maiores redes sociais do mundo, que já faturou cerca de US$ 33 bilhões globalmente no ano passado, de acordo com a Statista. Sua chegada no Brasil é esperada para o próximo mês de maio e promete abocanhar uma boa fatia do e-commerce nacional — razão pela qual as marcas precisam se adaptar com urgência.

Henrique Troitinho, CEO da Score Media, agência de inovação em marketing digital com foco em brandformance, informa que o potencial da plataforma no país é vasto. “O Brasil possui uma das maiores audiências em redes sociais do mundo e, ao mesmo tempo, é um dos países que mais consome no varejo online. O TikTok Shop será a junção de duas coisas que os brasileiros fazem com frequência, consumir conteúdo e comprar pela internet. É possível que essa novidade se torne um dos principais canais de vendas por aqui”, comenta.

O profissional destaca que ter sucesso na plataforma exigirá mais do que apenas se cadastrar e começar a vender. Será necessário para as marcas realizarem a integração de pedidos e produtos com controladores de estoque, uma curadoria de influenciadores para associar à loja, criação de um modelo de comissionamento, estratégia de crescimento de seguidores, criação de conteúdos de vídeo “Tiktok First” e gestão de Tiktok Ads com foco em vendas. “O espaço será extremamente competitivo. Quem não se preparar em todas as frentes ficará para trás”, ressalta Henrique.

A partir da experiência com clientes e dos cursos da agência voltados especificamente para o TikTok, o CEO separou algumas recomendações importantes para quem vai começar a se preparar.

Conteúdo em primeiro lugar

“É preciso entender que a produção de conteúdo está diretamente ligada ao shop. É por meio dos vídeos e lives que os produtos ganham visibilidade, despertam interesse e geram desejo de compra”, explica Troitinho.

Conteúdos bem produzidos, que mostram os benefícios do produto de forma criativa, autêntica e com linguagem alinhada ao público da plataforma, têm mais chances de viralizar, alcançar novos usuários e converter visualizações em vendas. Além disso, o conteúdo funciona como uma vitrine dinâmica, capaz de educar, entreter e persuadir o consumidor no mesmo espaço onde ele já está engajado. A velocidade de produção e capacidade de participar de trends também é fundamental neste contexto.

Mídia paga

“Os anúncios de produtos no TikTok funcionam de maneira parecida com os anúncios do Google Shopping, portanto marcas que já trabalham com essa ferramenta devem se familiarizar rapidamente”, indica Henrique.

Além de servir como acelerador de vendas no próprio TikTok Shop, a estratégia de mídia paga pode ser aplicada por meio de outra técnica: impulsionando conteúdos de creators parceiros. Assim, cria-se um ecossistema de incentivo de conteúdos feitos pela comunidade que então geram vendas para a loja.

Integração de departamentos

As áreas de Tecnologia, Marketing e Vendas são as principais a trabalharem juntas para garantir o sucesso da marca na plataforma. São essas equipes que podem controlar os pedidos, estoque, ajustes técnicos e de estratégia, e que deixam o processo com a fluidez necessária.

“No mercado brasileiro há uma falta de familiaridade com o formato que o TikTok Shop apresenta, um receio de investir em algo novo. Nossa cultura digital ainda está se adaptando, por exemplo, ao uso de vídeos ao vivo como canal principal de conversão, algo que países como a China já tem como parte central da estratégia de e-commerce. É provável que os próximos anos sejam de transformação no mundo de vendas online, seguindo as tendências globais. As marcas não podem esperar para seguir esse fluxo”, conclui Troitinho.

Henrique Troitinho
Henrique Troitinho

Fonte: EBD Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.