Time da principal escola brasileira de pilotagem tem cinco carros, seis pilotos, e está muito animado para a temporada que começa neste fim de semana

Após um ano de preparação, Douglas Mattos estreia no automobilismo e na Turismo Nacional (TN), pilotando o New Onix #71 da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), conhecida como Equipe Manzini. Natural de Petrópolis (RJ), ele tem 37 anos, é pai de dois garotos, e é portador de paralisia cerebral. Condição que afeta sua fala, sua coordenação motora, e limita sua capacidade de locomoção.

Profissional da área de TI, Douglas começou a andar de kart há dois anos, quando era analista de suporte de uma multinacional de telecomunicações, foi acometido por síndrome de burnout, e buscou o kartismo para se livrar do stress excessivo por condições de trabalho.

Disputou as duas últimas edições do Campeonato Carioca de Kart e alcançou o quarto lugar como seu melhor resultado. Na temporada passada, ganhou o apoio de Roberto Manzini, comandante da RMCP e da Equipe Manzini, que ofereceu a ele, gratuitamente, o curso de pilotagem esportiva do programa Driver’s Academy.

“O Douglas é o primeiro piloto do mundo com paralisia cerebral em carro não adaptado”, Manzini explica. “Trabalhamos bastante para o desenvolvimento dele como piloto. Isso incluiu a participação do médico Victor Ramos, da Abramet (Associação Brasileira da Medicina do Tráfego), que orientou o preparador físico dele para os treinos necessários. E deu muito resultado. Ele melhorou bastante sua postura, está respirando melhor, e adquiriu maior controle muscular.”

Alta motivação – Na Equipe Manzini – que terá quatro carros na categoria B, três com quatro pilotos estreantes na TN, e um na categoria A – reina a animação para a nova temporada da TN, que tem grid lotado.

A começar pelo próprio Douglas Mattos, que andará na categoria B e disputará o título de Rookie: “Minha expectativa é bem grande. Este será mais um ano de muito aprendizado para eu melhorar minha pilotagem, progredir e conquistar os patrocínios necessários para prosseguir profissionalmente como piloto”.

André Bragantini Jr., piloto da equipe na categoria A, coach de Victor Manzini, e que trabalhará como orientador dos quatro pilotos estreantes e no desenvolvimento dos carros do time, está entusiasmado. E de olho na premiação da TN para a categoria principal: uma temporada na Stock Light para o campeão e na TCR South America para o vice.

“Nós trabalhamos para montar uma equipe forte. A TN tem equipes e pilotos de nível altíssimo, e esta será uma temporada muito competitiva. Vamos buscar bons resultados para todos. Pessoalmente, estou focado em fazer o melhor campeonato possível e consequentemente conquistar o título de campeão”, diz ele, que correrá com o Peugeot 208 #1.

Victor Manzini, vice-campeão da categoria Rookie no Campeonato Overall da TN em 2024, fará sua segunda temporada no automobilismo e na categoria B da TN. “Acho que teremos uma bela temporada. A equipe investiu muito na preparação do nosso time. Eu agora já conheço todas as pistas do calendário, já tenho alguma experiência, e também vou poder colaborar no desenvolvimento dos nossos pilotos estreantes”, comenta o piloto paulistano, que correrá com o Peugeot 208 #17.

Caio Cunha e Domenico Largura, que dividirão o Peugeot 208 #77 na categoria B, também têm expectativas otimistas. “Não vejo a hora de começar. A equipe está se dedicando 100%. Eu estou me dedicando ao máximo. Vamos ganhar quilometragem, e vamos começar a colher os primeiros frutos desse trabalho”, comenta Caio, que veio do kartismo e fará sua primeira temporada no automobilismo.

Domenico já andou na Fórmula Delta em 2024 e agora estreia em carros de turismo: “Acredito que a bagagem de competitividade que adquiri lá vai me ajudar bastante nessa nova fase. Será um grande aprendizado. Meu objetivo é me aprimorar, aprender novas técnicas e evoluir a cada etapa”.

Mais jovem piloto da TN em 2025, Pietro Nalesso, de 15 anos, também andou na Fórmula Delta, que tem carros com tração traseira e pneus slick, e está igualmente focado no aprendizado: “Meu plano é ganhar experiência em carros de turismo, com tração dianteira e pneus semislick, dar o melhor de mim e buscar resultados. Este vai ser um ano perfeito para a minha carreira”.

Roberto Manzini alimenta excelentes expectativas. “Nós estamos bem entusiasmados para a primeira prova. A equipe está muito bem estruturada. O carro é novo, o motor é novo, os pneus são de uma marca diferente da usada no ano passado, e o novo câmbio vai fazer a diferença. Os pilotos poderão ser mais constantes. Todos se prepararam bastante. Então eu acredito que vamos ser bem competitivos”, conclui o chefe da Equipe Manzini.

Corridas na TV – Nesta temporada, as provas da Turismo Nacional terão transmissão pelo canal  de tv BandSports, além da transmissão do canal da categoria no YouTube.

 

Fonte: EC PRESS| Estela Craveiro

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.