Marco representa avanço na estratégia da companhia para reduzir emissões nas cadeias produtivas de cacau, café e leite e acelerar transição para um sistema alimentar regenerativo

Prevista para dezembro de 2025, a meta da Nestlé de adquirir 30% de suas principais matérias-primas — cacau, café e leite — de fornecedores com práticas de agricultura regenerativa foi superada já no fim do ano passado. A companhia atingiu 41%, antecipando um marco importante em sua estratégia para tornar a cadeia de suprimentos mais resiliente e de baixo carbono.

De acordo com levantamento da Companhia, cerca de 70% de suas emissões têm origem na agricultura e o resultado reforça o compromisso da Nestlé em reduzir pela metade as suas emissões até 2030, além do compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono em 2050.

“Alcançar este marco antes do prazo é uma demonstração do nosso compromisso com a transição para sistemas alimentares regenerativos e da responsabilidade que a Nestlé Brasil assume dentro do grupo, já que aproximadamente 25% das principais matérias-primas que abastecem a companhia têm origem no Brasil. Essa aceleração não seria possível sem a parceria dos produtores rurais, que são os principais agentes dessa transformação, assim como de todos os stakeholders envolvidos nesta jornada. Continuamos a investir na capacitação dos produtores e em pesquisa e desenvolvimento, dedicando-nos a superar as próximas barreiras para ampliar a adoção de práticas regenerativas.destaca Bárbara Sollero, head de agricultura regenerativa da Nestlé Brasil.

A Nestlé vem investindo em iniciativas contínuas de incentivo e apoio técnico à transformação sustentável nas cadeias produtivas de cacau, leite e café. Os programas Nestlé Cocoa Plan, Nature por Ninho e Nescafé Plan (chamado de Cultivado com Respeito no Brasil), que focam nas cadeias do cacau, leite e café, respectivamente, têm sido fundamentais para engajar e capacitar mais produtores na adoção de práticas regenerativas. 

Entre as ações de destaque que integram o Nestlé Cocoa Plan está o projeto “Mais Inteligência Mais Cacau”. O programa é o maior de sustentabilidade da cacauicultura brasileira, com mais de 6.500 produtores assistidos de diferentes estados do país, e o projeto visa aumentar a produtividade de fazendas parceiras em 20%, e a rentabilidade em 30%, até 2027. Em sua primeira fase, aplicada em 24 fazendas em 2024, o grupo alcançou uma média de 18% de ganho em produtividade, e 44% de aumento de rentabilidade. 

Na cadeia do leite, o programa Nature por Ninho incentiva mais de 1.000 fazendas a adotarem métodos sustentáveis que melhoram a qualidade do solo, reduzem impactos ambientais, promovem o bem-estar animal e garantem a qualidade do leite. Em 2024, a Nestlé avaliou mais de 900 fazendas do programa Nature por Ninho com ferramentas que medem tanto o nível de adoção de práticas regenerativas quanto a emissão de gases de efeito estufa. Fazendas que produzem o alimento para as vacas através de práticas avançadas de agricultura regenerativa como, revolvimento mínimo do solo, rotação de cultura, utilização dos dejetos como fonte de adubação orgânica e redução de agroquímicos  produziram 8% mais silagem de milho, com 18% menos emissões de carbono quando comparadas  às fazendas que não implementaram essas práticas. Essas fazendas apresentaram rentabilidade 15% superior às convencionais no mesmo período avaliado.

Na cadeia do café, o Nescafé Plan já apoia mais de 2.200 fazendas no país. Como resultado do trabalho de mais de 35 agrônomos em campo, as fazendas participantes do Nescafé Plan já apresentam produtividade 60% superior à média das fazendas convencionais brasileiras. Além disso, 97% delas utilizam métodos de uso eficiente da água e 100% adotam ao menos uma prática de agricultura regenerativa. 

 

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

 

Fonte: Nova PR

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.