Na prova do Campeonato Sprint deste domingo, o piloto da Equipe Manzini larga em 13º
Depois de sair da 23ª posição e andar entre os dez primeiros por um terço da corrida de três horas, a primeira da Copa Endurance da Turismo Nacional 2025, válida pela segunda etapa do Campeonato Overall, Victor Manzini e Marcos Paioli terminaram na 19ª posição com o Peugeot 208 #17 da Equipe Manzini, no sábado, 24, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). O que os tirou do top 10 foi o mesmo problema de frenagem que surgiu na classificação e determinou a posição de largada.
“A corrida foi emocionante”, diz Roberto Manzini, chefe da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP). “O Paioli largou e veio recuperando posições, depois o Victor também. Na última parada, ele entregou o carro em quarto lugar, virando os tempos dos ponteiros. Só que já havia sentido que o pedal do freio estava baixando e não retornando, como na tomada de tempos para o grid de largada. Perdemos bastante tempo com a troca de pastilhas, mas, quando o Paioli saiu, não veio o freio, e acabamos em 19º lugar. Evoluímos bastante, foi muito bom, mas o resultado que estava na mão escapou.”
Apesar disso, para Victor Manzini a performance na corrida de três horas recompensou todo o paciente trabalho realizado pela equipe desde os treinos extras de quinta-feira para corrigir defeitos que foram surgindo no novo carro da TN, que antes ele havia pilotado apenas em um treino de meia hora e uma corrida de 20 minutos na primeira etapa, em Interlagos, no início de maio.
“O fato de irmos de 23º até top 5 e de o carro resistir a duas horas e meia de prova sem dar problema significa que avançamos no desenvolvimento dele. Isso é importante para o campeonato. O que nos tirou do pelotão dianteiro foi um problema específico. E antes não havíamos andado de Peugeot em Cascavel, que é uma a pista difícil. Não nos envolvemos nos vários acidentes que ocorreram. E foi maravilhoso aprender muito com toda a experiência do Paioli. Foi uma etapa muito produtiva para mim”, diz o piloto de 17 anos patrocinado por Autlog, Roberto Manzini Blindagens, Protecta, Argus Vidros e Blindados, e Personal Fruti.
Marcos Paioli, com 62 anos de idade, 40 de corrida e mais de 35 anos de experiência em Cascavel, também ficou satisfeito com a jornada: “A 25 minutos do fim estávamos na quarta posição. Ao fazermos a última troca de pilotos, a equipe verificou os freios, percebeu que as pastilhas tinham acabado, e, ao colocar novas, notou o desgaste das lonas. Isso fez com que o carro perdesse a ação do pedal. Andei no stinf final em velocidade em que eu não precisasse usar os freios, apenas a redução do motor. Foi uma pena. Mas como o carro é muito novo, andou muito pouco, ainda tem o que em automobilismo a gente brinca chamando de doença de criança, e que está sendo sanada. Mas ter disputado essa corrida em parceria com o Victor foi fantástico!”.
Domingo – Victor Manzini largará da 13ª posição na primeira das duas provas de 18 minutos da primeira etapa do Campeonato Sprint da Turismo Nacional que não foram realizadas em Interlagos, no início de maio, e serão feitas neste domingo. A segunda corrida será disputada na sequência da inicial, com a inversão dos dez primeiros colocados no grid de largada.
Onde ver – As corridas da Turismo Nacional deste domingo serão exibidas no canal de YouTube da categoria e no canal de tv por assinatura BandSports. Poderão ser acompanhadas pela cronometragem online acessada no site da Turismo Nacional. A partir das 10h15.
Maio Amarelo – Pela segunda vez neste mês, Victor Manzini leva na carenagem do #17 o laço do movimento mundial Maio Amarelo, que busca a redução de sinistros de trânsito, no adesivo do Curso On-Line de Direção Defensiva, da escola Roberto Manzini Centro Pilotagem, dona da Equipe Manzini, em ação em parceria com a ENS (Escola de Negócios e Seguros) e a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego).
Um dos programas para redução de acidentes da escola, esse curso, feito em plataforma online em uma hora, proporciona desconto na contratação de seguros com algumas seguradoras para quem é aprovado. São abordados temas como diferenças entre direção preventiva e defensiva, distrações ao volante, ergonomia na direção, maneiras corretas de trocar marchas, de frear, de fazer curvas e ultrapassagens, calibrar pneus e enfrentar aquaplanagem.
“Vou fazer 18 anos em julho, ainda vou tirar carteira de habilitação, mas a experiência de pilotar sempre me fez ver claramente quantos erros as pessoas cometem ao volante nas ruas. Erros muitas vezes fatais. Só no Brasil, em 2024, houve 228 mil internações no SUS por causa de sinistros. E o número de mortes por conta disso aumentou 10% em relação a 2023 nas estradas federais. Se as pessoas souberem conhecer e lidar bem com seus carros e se souberem dirigir bem, esses números cairão”, comenta o piloto, que também é instrutor estagiário da RMCP.
Programação em Cascavel
Domingo, 25 de maio
10h15 – Turismo Nacional – Corrida 1 – Sprint (18 minutos + 1 volta)
10h45 – Turismo Nacional – Corrida 2 – Sprint (18 minutos + 1 volta)
12h00 – Visitação aos Boxes
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Acompanhe Victor Manzini no Instagram.
Fonte: EC PRES | Estela Craveiro