Disputa entre os três Eclipse Cross dominou as atenções da corrida principal da Stock Car neste domingo (25) na pista mais rápida do calendário
Vitória de Allam Khodair, da Blau Motorsport – a 11ª de sua carreira e a primeira em quase cinco anos – sua última vitória havia sido em 2020 na pista de Goiânia. Agora representando a marca dos três diamantes, o ‘Japonês Voador’ retorna ao topo do pódio.
“Foi demais, mesmo. Um trabalho mental muito grande nos últimos anos, para se manter vivo e confiante, sabendo que tudo aquilo que eu estava passando ia me deixar mais forte. Isso me levou a tomar boas decisões, a aguentar, a levar muita pedrada, a mudar para a equipe que eu queria. Aqui a gente sabia que tinha um carro competitivo, e era questão de manter a cabeça forte que a vitória viria. Agora eu quero mais”, falou o vencedor, que completou 43 anos de idade há dez dias.
Não foi das missões mais fáceis. Largando da quarta posição, Khodair ganhou o posto de Gaetano di Mauro no primeiro terço de corrida e logo em seguida ultrapassou o companheiro de equipe Daniel Serra. Após o pit stop obrigatório, Khodair fez o chamado undercut, que é parar antes dos adversários para retornar à frente e teve sucesso: retornou na ponta.
A equipe Blau Motorsport buscava consolidar uma dobradinha, mas Felipe Fraga, que largou da pole position, recuperou o ritmo, atacou e ultrapassou Daniel Serra pelo segundo lugar e, nas voltas finais, passou a ameaçar a vitória de Allam. Na bandeirada, a diferença entre primeiro e segundo colocado foi de apenas 0,4 segundo.
“Foi muito positivo. Ganhar teria sido perfeito. Eles fizeram uma disputa muito bonita, uma briga dura, mas limpa com o Daniel. Perdi bastante tempo com ele, não consegui chegar no Allam a tempo. Foi um fim de semana bom, com muitos pontos, com pole position… Estou feliz em estar construindo um campeonato. Ganhar é muito bom. A briga foi boa, mas eu tinha de pensar nos pontos sem me jogar, sem fazer nada fora da curva. Estou feliz com o final de semana e mais ainda com a resposta do meu Mitsubishi”, disse Felipe Fraga, que venceu na abertura da temporada em Interlagos e segue na liderança do campeonato.
O tricampeão Daniel Serra conquistou o 86º pódio de sua carreira – o primeiro por sua nova equipe, e também com a Mitsubishi Motors. “O carro se comportou bem, a gente apostou em uma estratégia ousada de trocar os pneus do lado interno (esquerdo). Fiquei poupando um pouco para ter mais ritmo no final, mas os pneus se desgastaram demais e no final foi bem difícil. Conseguimos muitos pontos para a equipe. É o começo”.
Seis carros no top-10 – Os outros sete pilotos da marca tiveram um domingo misto no Autódromo Zilmar Beux: Felipe Baptista e Gianluca Petecof – vencedor da corrida sprint de sábado – finalizaram em posições sólidas, 5º e 6º lugar, com a CAR Racing KTF; Ricardo Zonta foi o nono colocado com a RCM; Nelsinho Piquet, o 15º com a Scuderia Bandeiras Sports e, pela mesma equipe, Vicente Orige fechou no 20º lugar. Gaetano di Mauro e Bruno Baptista não completaram a prova.
A Mitsubishi Motors encerra a segunda de 12 etapas da temporada 2025 com domínio absoluto na Stock Car: duas pole position e três vitórias nas três corridas. Um retorno triunfal em sua nova fase na principal categoria do automobilismo brasileiro. Em toda sua história, a marca japonesa tem 51 corridas, 15 pole positions, 19 vitórias e 41 pódios.
Da pista mais rápida, para a mais curta. O próximo compromisso da Mitsubishi Motors na Stock Car acontece na pista gaúcha do Velopark, no final de semana dos dias 7 e 8 de junho.
Resultado Corrida Principal (pilotos Mitsubishi em negrito)
Extraoficial
1º – Allam Khodair (Blau Motorsport), 48 voltas em 51min28s646
2º – Felipe Fraga (Eurofarma RC), a 0s405
3º – Daniel Serra (Blau Motorsport), a 6s361
4º – Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports), a 13s490
5º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF) – a 18s414
6º – Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) – a 21s654
7º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing), a 27s909
8º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing), a 30s671
9º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport) – a 33s052
10º – Gabriel Casagrande (Amattheis Vogel), a 34s382
11º – Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports), a 35s203
12º – Rubens Barrichello (Full Time/Cavaleiro), a 35s849
13º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras), a 36s300
14º – Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling), a 38s953
15º – Nelsinho Piquet (Scuderia Bandeiras Sports), a 41s843
16º – João Paulo de Oliveira (FT Gazoo Racing), a 42s131
17º – Denis Navarro (Full Time/Cavaleiro), a 54s479
18º – Lucas Foresti (Amattheis Vogel), a 56s828
19º – Artuhr Gama (FT Gazoo Racing), a 1 volta
20º – Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports), a 1 volta
21º – Arthur Leist (Crown Racing), a 2 voltas
22º – Felipe Massa (TMG Racing), a 5 voltas
23º – Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli), a 7 voltas
24º – Rafael Suzuki (TMG Racing), a 12 voltas
Não Completaram
Julio Campos (Crown Racing)
Átila Abreu (Scuderia Bandeiras)
Rafael Reis (CAR Racing Sterling)
Gaetano di Mauro (Eurofarma RC)
Bruno Baptista (RCM Motorsport)
Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli)
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Sobre a HPE Automotores
No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4×4 é um estilo de vida.