A Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) e a WGroup, idealizadora e organizadora da São Paulo Oktoberfest – um dos maiores festivais de cultura alemã da América Latina – anunciam parceria institucional e o lançamento do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo. A iniciativa integra a programação oficial da 8ª edição da São Paulo Oktoberfest, que acontece de 19 de setembro a 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos, e tem como propósito ampliar, diversificar e valorizar a experiência cervejeira dos visitantes.
Com a parceria, a WGroup reforça seu compromisso em promover a cultura cervejeira local e gerar impacto positivo na economia criativa paulista. “Estamos muito felizes com o apoio institucional da Abracerva e com a possibilidade de, através da São Paulo Oktoberfest, estarmos ao lado da entidade na promoção e valorização das pequenas e médias cervejarias do nosso estado”, destaca Walter Cavalheiro Filho, CEO da WGroup. “Essa parceria estratégica tem grande potencial de impacto — tanto para os empreendedores do setor, quanto para o desenvolvimento econômico e turístico de São Paulo.”
“O Festival é uma oportunidade para divulgar a cultura cervejeira das diversas regiões paulistas e dar visibilidade às marcas das pequenas fábricas locais. Mostra que os polos regionais são fundamentais para a organização do segmento”, avalia o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.
A Abracerva tem articulado a participação dos polos cervejeiros do estado no festival buscando garantir a diversidade de estilos, identidade própria e uma experiência sensorial de alta qualidade ao público. Já confirmaram presença o Polo Alto Tietê, Piracerva (Piracicaba), Associação Cerveja Livre (Sorocaba) ao longo dos três finais de semana da São Paulo Oktoberfest.
O inédito festival nasce com identidade própria, curadoria especializada e programação independente. A proposta do evento é oferecer uma plataforma robusta de visibilidade, valorização e expansão da cadeia produtiva da cerveja artesanal paulista. “Acreditamos que, com toda a força de comunicação e mídia do evento, vamos contribuir ativamente para o crescimento do market share dessas marcas, que têm enorme qualidade, autenticidade e um compromisso real com o desenvolvimento local”, complementa Cavalheiro.
Essa novidade reforça o caráter inovador e ampliado da 8ª edição do festival, que em 2025 contará com duas novas áreas gastronômicas exclusivas de culinária alemã, além de mais de 80 opções tradicionais. A festa também contará com três grandes palcos: Palco Biertent (shows principais), Palco Bradesco (ativações e atrações especiais) e Coreto das Apresentações Artísticas (performances típicas e grupos germânicos). Os ingressos já estão disponíveis pelo site oficial: www.saopaulooktoberfest.com.br.
São Paulo: Berço da Cerveja Artesanal no Brasil
Com mais de 410 cervejarias registradas, São Paulo é o estado com o maior número de cervejarias artesanais do país. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o setor cervejeiro artesanal é responsável por cerca de 143.500 empregos diretos e indiretos no Estado de São Paulo, com alto potencial de impacto econômico nas áreas de agricultura, logística, turismo e comércio local. “Naturalmente, os visitantes da São Paulo Oktoberfest também ganham com essa iniciativa, porque terão acesso a uma experiência cervejaria ampliada, mais diversa e conectada com a vocação do nosso estado. Estamos apenas no começo de um movimento que veio para ficar”, conclui Cavalheiro.
Os ingressos para a festa deste ano já estão disponíveis exclusivamente pelo site oficial do evento: www.saopaulooktoberfest.com.br
Sobre a WGroup
A WGroup é uma companhia proprietária de marcas e produtos nos segmentos de entretenimento, cultura e eventos corporativos, com forte atuação voltada à criação, gestão e expansão de projetos autorais. Com mais de 2.500 projetos entregues à indústria da economia criativa, a empresa se destaca por unir estratégia, experiência e inovação em produtos de alto impacto. Entre seus cases proprietários de maior expressão destacam-se a São Paulo Oktoberfest, Chefs da Estrada e Life Lounge. Além disso, a WGroup atua como parceira estratégica na intermediação de grandes negócios, como a Villa de Natal São Paulo e a comercialização dos naming rights da Roda Rico em São Paulo, reafirmando sua vocação para conectar marcas, experiências e oportunidades.
Sobre a Abracerva
A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br e @abracervaoficial.
Fonte: OPA Comunicação