O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu nota no último sábado (19) na qual afirma que as declarações da porta-voz da Casa Branca, Jan Psaki, é uma extrapolação da fala do presidente Jair Bolsonaro, que não é “construtiva nem útil”, segundo matéria do Estado de SP
Bolsonaro manifestou solidariedade ao presidente russo Vladimir Putin, durante visita nesta semana ao país. Na última semana, Psaki foi questionada sobre a declaração do líder brasileiro e disse que “talvez o Brasil esteja do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”.
“As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU)”, afirma a nota.
Em encontro com Vladimir Putin na última quarta-feira (16), Bolsonaro afirmou que o Brasil era “solidário à Rússia” e que ambos países tinham “muito no que colaborar”, citando temas de defesa, agricultura e petróleo e gás. As declarações foram feitas antes da coletiva de imprensa final entre os dois líderes, na qual Bolsonaro disse pregar a paz e respeitar “quem age desta maneira”.