Não se assuste, veja como o mercado precificou o impeachment da Dilma Rousseff em 2016

A #impeachment é uma das mais relevantes e comentadas nas redes sociais, o ” Super pedido de Impeachment” foi apresentado na Câmara dos Deputados, Arthur Lira declara que somente após o fim da CPI será analisado o pedido. No radar da CPI de hoje as declarações do Sr. Luiz Paulo Dominguetti podem incriminar membros do ministério da saúde e consequentemente o governo. Não é sempre que o mercado anda junto com a política, inclusive na maioria do tempo se descola dos ruídos políticos, mas “Impeachment” não é qualquer assunto, e pode ser precificado pelo mercado a qualquer momento, caso ocorra ou não.

No  gráfico abaixo podemos observar que o Índice Ibovespa recuou 13% em Maio de 2016 após aprovação da Comissão Especial em 11 de Abril de 2016, podemos observar que o mercado digeriu bem o impeachment da presidente Dilma Rousseff. No mês em que o impeachment foi consumado em 31 de Agosto de 2016 enquanto muitos esperavam que o mercado iria derreter com o impeachment da presidente do Brasil, o mercado que já tinha se recuperado permaneceu estável e continuou a subir quem vendeu possivelmente se  arrependeu e quem operou vendido perdeu dinheiro.

No gráfico do Índice Ibovespa podemos observar que o conhecido “Joesley Day”  além da política teve o componente mercado envolvendo a maior produtora de proteína do mundo, operando no mercado um dia antes da denuncia sair na mídia o impacto foi de -21% em dois meses. Já que abordamos as principais correções e seus acontecimentos, é visível observar no gráfico que a Pandemia foi a mais impactante com recuo de -40%.
Nenhum analista de mercado cravaria que o Índice possa sofrer pouco como no passado caso tenhamos outro impedimento no Brasil, nem mesmo ignoraria a política acreditando que o índice continuaria sua tendência de alta com o “super ciclo das commodities”, e muito menos assumiria que o Índice já finalizou seu ciclo.
De fato o Índice Ibovespa começo seu ciclo em 2016 até onde pode ir?  Na série do mês anterior “O Fim da Pandemia” poderá trazer mais informações do mercado a você.

“O fim da Pandemia” Parte 1 – Blue Chips

“O fim da Pandemia” Parte 2 – MidLarge CAP

“O fim da Pandemia” Parte 3 – Small Caps

“O Fim da Pandemia” Parte Final – Fundos Imobiliários

Agradeço ao JW News pela oportunidade de criar a coluna exclusiva do Cenário Econômico para poder publicar meus conhecimentos e pensamentos.

Nos siga nas redes sociais e não perca na Quarta-Feira no Cenário Econômico do JW News falaremos sobre O Impacto do aumento da Energia no Mercado Financeiro
Se este conteúdo foi útil compartilhe para sempre continuarmos a oferecer informação e notícias gratuitas a você leitor.

Logo Instagram

 

 

Esta matéria assim como os estudos gráficos não são recomendações de compra ou venda, servindo apenas de caráter informativo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.