A Rússia declarou o regime de cessar-fogo para que os civis possam sair de Mariupol e de Volnovakha, informou o Ministério da Defesa da Rússia aos jornalistas.
“Hoje, 5 de março, às 10h00 hora de Moscou (4h00 no horário de Brasília), o lado russo declara o regime de cessar-fogo e abre corredores humanitários para saída de civis de Mariupol e Volnovakha”, informou a entidade de Defesa russa.
Acrescenta-se ainda que os corredores humanitários e as rotas de saída de civis foram acordados com o lado ucraniano.
As autoridades de Mariupol querem usar o regime de cessar-fogo para restaurar a infraestrutura crítica da cidade, bem como fornecer medicamentos e suprimentos e de primeira necessidade.
“Situação quanto ao estabelecimento de um corredor humanitário às 8h30 (hora local) [3h30 horário de Brasília]. Exatamente neste momento está sendo determinada a hora de abertura de um corredor ‘verde’ humanitário e o início de regime cessar-fogo em Mariupol. Isto permitirá a restauração da infraestrutura crítica da cidade – luz, água, rede de comunicação. Será também possível fornecer a Mariupol medicamentos e produtos de primeira necessidade. Em breve, as informações serão atualizadas”, disse o prefeito da cidade, Vadim Boichenko, no canal do conselho municipal de Mariupol no Telegram.
Ontem, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que na maior parte do território da Ucrânia está se desenvolvendo uma situação humanitária desastrosa com tendências para agravamento. A situação mais complicada ocorre nas cidades de Kiev, Kharkov, Sumy, Chernigov e Mariupol.
Na madrugada de 24 de fevereiro, a Rússia deu início a uma operação militar especial na Ucrânia com o objetivo de desmilitarizar e desnazificar o país. A operação foi deflagrada após pedido de assistência militar das repúblicas populares de Lugansk e Donetsk (RPL e RPD, respectivamente), que denunciaram violações de cessar-fogo na região de Donbass.