Com o avanço da cobertura vacinal e o abastecimento do estoque de vacinas, a Prefeitura de São Bernardo passa a ofertar imunização contra a Covid-19 por livre demanda nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a partir da próxima segunda-feira (7/3). Desta forma, qualquer pessoa que esteja no prazo para tomar a dose deve se dirigir a uma das 33 UBSs portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.
O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini e Taboão). As demais unidades funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com o prefeito Orlando Morando, a nova estratégia adotada amplia e facilita ainda mais o acesso à proteção contra o Coronavírus. “Baseamos nossa decisão na diminuição da demanda por síndromes gripais nas UBSs, que, a partir de agora comportam com conforto e segurança o fluxo da vacinação por demanda livre para todas as faixas etárias elegíveis”, explicou.
ATENDIMENTO DE SÍNDROME GRIPAL – Com a diminuição de demanda, o atendimento de síndromes gripais retorna a ser realizado, exclusivamente, pelas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pelo Pronto-Atendimento (PA) do Taboão e pelo Centro Comunitário de Covid-19 da São Pedro, também a partir da próxima segunda-feira (7/3). “As salas das comunidades das Unidades Básicas, que estavam sendo ocupadas para o atendimento destes casos, serão utilizadas na vacinação, neste novo formato de livre demanda”, detalhou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.
COBERTURA VACINAL – Até esta sexta-feira (04/03), São Bernardo contabiliza 1.789.025 doses aplicadas contra a Covid-19, o que confere uma cobertura vacinal de 100% da população adulta com pelo menos uma dose, 96% com a segunda dose e 60% com a dose de reforço. Entre as crianças, de 5 a 11 anos, 55.927 já receberam a primeira dose e 10.232 as duas doses, o que representa 79% e 14% deste público alvo. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é de 97% para primeira dose ou dose única e de 89% para a segunda dose.