O Brasil garantiu vaga nas semifinais da Copa América, após derrotar o Chile por 1 a 0 em partida disputada nesta sexta-feira (2) no estádio Nilton Santos. O único gol da partida, na qual a seleção terminou com um homem a menos após a expulsão do atacante Gabriel Jesus, saiu dos pés de Lucas Paquetá.
Agora, o Brasil volta a entrar em campo no Engenhão na próxima segunda-feira (5), quando mede forças com o Peru a partir das 20h (horário de Brasília) em busca de uma vaga na grande decisão da competição.
Mesmo jogando em casa, o Brasil teve dificuldades diante dos chilenos, que valorizaram a posse de bola e pressionaram muito a seleção nos primeiros minutos. Com o passar do tempo Neymar, Firmino e Gabriel Jesus criaram algumas oportunidades, mas o gol da vitória saiu apenas após o intervalo.
Na volta para a etapa final o técnico Tite optou pela entrada de Lucas Paquetá no lugar de Firmino, e foi dos pés do jogador do Lyon (França) que saiu o gol do Brasil. Logo no primeiro minuto Casemiro encontrou Lucas Paquetá, que, de primeira, tocou para Neymar, que devolveu de primeira, a zaga afastou mal e o camisa 17 chegou batendo forte para superar o goleiro Bravo.
Porém, dois minutos depois a situação da seleção brasileira se complicou, quando Gabriel Jesus acertou o rosto de Mena com a chuteira e acabou expulso. A pressão chilena aumentou muito, e Eduardo Vargas chegou a superar o goleiro Ederson aos 16 minutos, mas Pulgar, que também participou da jogada, estava em impedimento, o que levou o árbitro a anular o gol.
A partir daí o Chile passou a pressionar em busca do empate, mas a equipe de Tite conseguiu se segurar e garantir a vaga na semifinal.
Peru derrota Paraguai nos pênaltis e está na semifinal
Após um empate de 3 a 3 no tempo regulamentar, o Peru superou o Paraguai por 4 a 3 na disputa de pênaltis, na noite desta sexta-feira (2) no estádio Olímpico de Goiânia, e se classificou para as semifinais da Copa América, onde enfrenta o vencedor de Brasil e Chile.
Quem abriu o placar foi o zagueiro palmeirense Gustavo Gómez, ao aproveitar rebote do goleiro Gallese logo aos 10 minutos da primeira etapa. Aos 20, Lapadula empatou após bela jogada de Carillo pela direita. Aos 39, Lapadula voltou a marcar para virar. Após boa troca de passes de Carrillo e Tapia, o goleador só deslocou Antony Silva.
Mas aos 8 da etapa final o zagueiro Júnior Alonso marcou para deixar tudo igual novamente. Na reta final da partida vieram os outros dois gols. Aos 35, Yotún fez 3 a 2 para o Peru após receber de Carillo. Porém, aos 43, Ávalos empatou após chutão do goleiro Antony Silva e passe de Samudio.
Na disputa de penalidades máximas, Romero, Júnior Alonso e Piris da Motta fizeram para o Paraguai. Para o Peru anotaram Lapadula, Yotún, Tapia e Trauco. Os erros foram de Héctor Martínez, Samudio e Alberto Espíndola para o Paraguai, enquanto Cueva e Ormeño desperdiçaram para o Peru.