Na semana do Dia Internacional da Mulher, boa notícia para as gestantes de Diadema: a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a contar com a oferta de exames de ultrassom obstétrico para gestações de baixo risco em quatro Unidades Básicas de Saúde da cidade, que serão polos para as demais unidades da rede municipal.
Na próxima semana, o atendimento prossegue na UBS Vila Paulina e terá início nas UBS Jardim ABC, Parque Real e Vila Nogueira. Cada UBS terá um dia específico para a realização dos exames, sempre das 7h às 17h.
“Para organizar o atendimento de forma descentralizada, a fim de facilitar o acesso destas mulheres, a Atenção Básica não mediu esforços em disponibilizar as UBS e suas equipes para mais um serviço de excelência ofertado no território”, afirmou Cristiane Lopes de Souza, assessora técnica da Atenção Básica.
Como vai funcionar
Os atendimentos serão agendados previamente, sendo três pacientes por hora e deverão ser priorizadas os Ultrassons de Gestantes no primeiro trimestre da gestação, conforme protocolo municipal. As guias deverão ser encaminhadas para as UBSs de origem da paciente a fim de serem comunicadas de seu agendamento pela UBS local.
Desde o final de 2018, Diadema não tinha mais a oferta de ultrassonografia de rotina. O exame só era realizado no Quarteirão da Saúde para as gestantes de alto risco. As gestantes de baixo risco que precisavam do exame eram inseridas na regulação e realizavam o exame, conforme disponibilidade, fora do município. Atualmente o município conta com 101 gestantes dentro do primeiro trimestre da gestação aguardando em fila de espera para a realização do exame.
Essa é mais uma melhoria resultado do contrato de gestão estabelecido com a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para gerenciamento, operacionalização e execução das ações em serviços de saúde para a rede assistencial a saúde de Diadema.
Por que fazer o ultrassom?
A ultrassonografia, conhecida popularmente como ultrassom, é um dos exames de diagnóstico por imagem mais comuns no cuidado da saúde e na prevenção de doenças.
Indolor e não invasivo, o procedimento é simples e seguro. A gestante fica deitada na maca e o médico desliza o transdutor na região abdominal e as imagens são exibidas em uma tela.
A realização da ultrassonografia obstétrica no primeiro trimestre ou precocemente pode auxiliar na melhor determinação da idade gestacional, fator fundamental no processo gestacional e bom desfecho desta gestação. Avalia-se também fatores importantes como aspecto da placenta, detecção precoce de gestações múltiplas e é possível ouvir os batimentos cardíacos e observar os movimentos do embrião.
Juntamente com as consultas de pré-natal, os exames laboratoriais, as oficinas de planejamento familiar, o ultrassom vem complementar o cuidado a gestante de uma forma mais integral.