Os pneus de 18 polegadas da Pirelli voltaram à ação nos carros de Fórmula 1 de 2022 no Circuito Internacional do Bahrein nesta semana. Foi o segundo teste de pré-temporada após a primeira sessão em Barcelona há duas semanas.
As temperaturas foram muito mais altas ao longo dos três dias em Sakhir em comparação com a Espanha, com a ambiente variando de 22°C a 39°C, enquanto as temperaturas da pista variaram de 26°C a 48°C. O segundo dia (sexta-feira) foi o mais quente. O mais rápido de todos no teste foi Max Verstappen, da Red Bull, que marcou um tempo de 1m31s720 com o composto C5, mais macio, a poucos minutos do final da sessão final no sábado.
OS PNEUS NA PISTA
A Pirelli selecionou os três compostos mais duros da nova gama de pneus de 18 polegadas para o GP do Bahrein, que abre a temporada: o composto C1 é o P Zero Branco duro, o C2 é o P Zero Amarelo médio e o C3 é o P Zero Vermelho macio. Esta nomeação é um passo mais dura do que a seleção feita para a corrida do ano passado, pois os novos pneus de 18 polegadas são completamente diferentes em comparação com seus antecessores de 13 polegadas, também em termos de compostos.
Esta escolha foi feita devido ao layout de Sakhir, características do asfalto e temperaturas. O Bahrein permanece entre as pistas mais abrasivas do calendário (com cinco pontos de cinco na classificação de abrasividade da Pirelli) graças a uma alta porcentagem de granito no asfalto, o que leva a altos níveis de desgaste e degradação. Embora a abrasão do asfalto seja alta, a areia que sopra do deserto ao redor pode causar muitas escorregadas que afetam a aderência – e é por isso que esta pista pontua três de cinco na classificação geral de aderência da Pirelli.
Sakhir é uma pista com muitas frenagens e acelerações, marcando quatro de cinco na classificação de tração da Pirelli e quatro de cinco na classificação de frenagem da Pirelli. Em termos de cargas laterais, a pontuação é de apenas três de cinco, com os pneus traseiros trabalhando mais. Normalmente, há um alto grau de evolução da pista no fim de semana, e este ano provavelmente será ainda maior, pois tanto a Fórmula 2 quanto a Fórmula 3 estarão presentes como corridas de apoio.
A corrida do Bahrein começa logo após o pôr do sol, às 18h, com temperaturas da pista bastante diferentes em comparação com o TL1 e o TL3. Todavia, elas são mais semelhantes ao TL2 e à classificação, mas as temperaturas da pista também podem cair ao longo da corrida de 57 voltas.
“Optamos pelos pneus mais duros da gama para este primeiro GP devido ao traçado da pista, características do asfalto e temperaturas: também porque os compostos são diferentes em comparação com os anos anteriores. As equipes tiveram a chance de se familiarizarem com a gama de pneus de 18 polegadas para 2022, tendo passado um total de seis dias de testes com todos os compostos, embora nem sempre em condições representativas. Sabemos do passado que as temperaturas da pista podem desempenhar um papel importante no Bahrein, afetando a degradação dos pneus, e isso também é algo que notamos no recente teste. Durante a corrida as temperaturas devem ser mais amenas em comparação com o TL1 e o TL3, então as equipes terão que se concentrar em seus dados do TL2 e da classificação. Ainda é difícil prever a estratégia de corrida, já que, no passado, o Bahrein foi uma corrida com várias paradas, mas será interessante ver se alguém tentará algo diferente este ano”.
A Fórmula 2, que corre com pneus de 18 polegadas desde 2020, começa sua temporada no Bahrein com o composto P Zero Branco duro e o composto P Zero Vermelho macio. O composto duro foi revisado para 2022 para oferecer resistência aprimorada e aumentar a diferença de desempenho para o médio, com o objetivo de desafiar os pilotos e aumentar as opções de estratégia. Este ano, a F2 correrá em mais fins de semana com duas corridas em cada rodada: no Bahrein, a corrida de sprint (com duração de 23 voltas) acontece no sábado, antes da corrida de 32 voltas no domingo, quando os pilotos são obrigados a usar os dois compostos indicados com pit stop obrigatório.
A temporada de Fórmula 3 também começa no Bahrein pela primeira vez, com o composto P Zero Branco duro como o único pneu indicado. Enquanto os compostos são os mesmos de antes, os pneus traseiros foram projetados para se degradar mais rápido, o que deve mudar o equilíbrio para saídas de traseira e tornar o carro mais desafiador, com o objetivo de promover maior envolvimento do piloto e mostrar o talento dos competidores. A Fórmula 3 também volta a ter duas corridas por fim de semana este ano e agora tem uma corrida de velocidade e uma corrida longa.
WRC
A Pirelli apresentou uma linha renovada de pneus especializados para o Campeonato Mundial de Rali de 2022, já que a empresa entra em seu segundo ano como fornecedora exclusiva. Esses pneus incluem o Sottozero Ice para condições de neve e gelo, que venceu a última rodada na Suécia recentemente com o piloto da Toyota Kalle Rovanpera, bem como pneus P Zero para asfalto e pneus Scorpion para cascalho.
GT
Também há um novo pneu para corridas de GT este ano, com o pneu P Zero DHF definido para ser usado no GT3 e GT4 este ano. Os pilotos tiveram a chance de experimentar os pneus mais recentes em Paul Ricard na semana passada, em um teste oficial onde Fabian Schiller foi o mais rápido com a Mercedes, enquanto Valentino Rossi fez sua estreia com a Audi.
Da corrida à estrada
A Pirelli lançou recentemente seu novo pneu Scorpion para SUVs: uma família de pneus que remonta a 1986, quando foi desenvolvido pela primeira vez para o inovador off-road LM002 da Lamborghini. O novo Scorpion foi desenvolvido usando um processo patenteado pela Pirelli derivado do motorsport, para melhorar o desempenho do pneu por mais tempo em diferentes superfícies de estrada: outro exemplo da filosofia pista para estrada da Pirelli.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli