Piloto paulistano de 18 anos da Equipe Manzini voltou a correr de New Onix na terceira etapa, com provas vespertinas e noturnas; conquistou a 11ª posição do grid de largada; trabalhou bastante na evolução do carro e tem boa perspectiva para as próximas corridas, em Santa Cruz do Sul, em agosto

Victor Manzini, piloto do New Onix #34 da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem, saiu satisfeito de Cuiabá , onde a Turismo Nacional  realizou a terceira etapa do Campeonato Sprint, com corridas à tarde e à noite, na sexta-feira, 19, e no sábado, 20, no Autódromo Internacional de Mato Grosso, em programação conjunta com a Stock Car, a Stock Light, e a TCRSA e TCRBR.

Ele atingiu o objetivo a que se propôs com a equipe: fazer um bom trabalho no desenvolvimento do carro com que voltou a correr nesta etapa, depois de iniciar a temporada com o Peugeot 208.

Os números registram a evolução. Victor – que está em sua primeira temporada na categoria A, após dois anos na B – conquistou a 11ª posição na classificação, de onde largou na corrida 1, que terminou em 26º lugar, após abandonar com motor falhando, quando estava em 8º lugar, a três voltas do fim.

Largou de 26º e acabou em 21º na corrida 2, em que outra escapada da pista foi determinante. Na corrida 3, saiu de 11º e finalizou em 14º, após protagonizar ataques e intensas defesas por quase toda a prova.

E concluiu em 8º lugar na corrida 4, largando da 12ª posição do grid, também após várias brigas  na pista. “Foi uma boa etapa. Trabalhamos duro e os resultados começam a aparecer. A equipe e eu ficamos animados com isso”, diz Victor Manzini.

Prova a prova – “Nos treinos da quinta-feira, quebramos muito a cabeça no acerto do carro. No começo ele estava difícil, acabei saindo de frente, e levei uns 20 kg de brita para o box. Foi até engraçado. Só que uma entrou na parte do câmbio, travou o solenoide, eu não conseguia subir marcha, só descer. Perdemos uma correia de acesso também, mas foi só tirar a pedrinha e o câmbio voltou a funcionar. O carro estava muito inconstante nos treinos 2 e 3. E depois do último descobrimos que era o pivô quebrado que estava causando a vibração e tudo o mais”, conta o piloto paulistano de 18 anos, em sua terceira temporada no automobilismo.

“No qualy, já na madrugada de sábado, melhorou muito nosso tempo, muito, muito”, Victor continua. “O carro era completamente outro. Quase consegui ir para o Q2, não fui por 0,06s. Se tivéssemos descoberto o pivô quebrado antes, provavelmente teríamos ido.”

Na corrida 1, no sábado à tarde, ele largou da 11ª posição, evoluiu até a 8ª e acabou na 26ª: “Eu tive um problema, escapei da pista na curva 2, e algum sensor quebrou, o carro começou a falhar muito e fui obrigado a abandonar na volta 10 de 13”.

A corrida 2, à noite, em que ele foi da 26ª posição de largada à 16ª, e terminou em 21º lugar, foi mais complicada: “Escapei de novo, estava bem difícil de controlar o carro. A pista  tinha algumas ondulações. Precisava prestar muita atenção, tomar muito cuidado onde colocar o carro”.

A corrida 3, em que ele largou de 11º na tarde de sábado e finalizou em 14º, foi marcada por ataques tentando ultrapassagem simultâneos a múltiplas defesas de posição: “Eu tentei ir para a frente, avançar, mas fizeram sanduíche do meu carro, começaram a me bater de tudo quanto é lado. Comecei a perder posições e no final teve muito safety car, não consegui aproveitar bem a corrida”.

Já a corrida 4, disputada à meia-noite de sábado, 20, encerrando o evento,em que ele largou de 11º, chegou  à 6ª posição, e terminou em 8º lugar, foi diferente: “Muito positiva. Saí do meio do grid da A, fui ganhando posições e defendendo a posição em que eu estava. Na última volta, um piloto conseguiu me ultrapassar na curva 1, veio outro junto com ele, e caí duas posições. Mas terminar no top 8 foi gratificante para mim e para a equipe”.

Boa perspectiva – O balanço da terceira etapa, a primeira com o News Onix #34 em 2026, tem saldo no azul. “A gente conseguiu mexer bastante no carro, evoluir bastante. Sofremos um pouco com o acerto, mas agora acho que estamos no caminho certo para deixar tudo bem para a próxima etapa”, conclui Victor Manzini, que corre com patrocínio da Roberto Manzini Blindagens e da Autlog.

Próxima parada  A quarta etapa da Turismo Nacional será realizada de 7 a 9 de agosto, no circuito gaúcho de Santa Cruz do Sul.

Acompanhe no Instagram
@victormanzini_ 

Fonte: EC PRESS | Estela Craveiro
MTb 15.590/SP

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.