Depois de uma temporada pioneira, com mais de 50 pilotos de oito nacionalidades diferentes acelerando no TCR South America, o segundo ano da categoria promete ainda mais ação, com mais montadoras envolvidas, mais competidores e agora com a confirmação oficial de sua primeira pilota no grid.
Maior expoente do automobilismo feminino brasileiro, a experiente Bia Figueiredo, 37, assume um dos Audi RS3 TCR preparados pela equipe Cobra Racing Team, organização comandada por Nonô Figueiredo.
Com passagens marcantes pela Stock Car e Fórmula Indy, Bia Figueiredo sempre foi uma sensação nas pistas. Primeira mulher a vencer um evento da Indy Lights e única a vencer na Fórmula Renault, disputou seis temporadas na Stock Car. Bia sempre foi uma das personalidades mais requisitadas da categoria brasileira, com diversas vitórias nas enquetes de Fan Push. Suas provas mais recentes foram integrando tripulações 100% femininas, em Sebring pelo IMSA, e no campeonato de Endurance da Porsche Cup Brasil.
Ela se junta a equipe que conquistou o vice-campeonato de pilotos na temporada 2021, quando o Audi RS3 TCR preparado pela Cobra Racing Team e guiado por Rodrigo Baptista venceu corridas e manteve a disputa pelo campeonato aberta até a última etapa do ano, contra o piloto espanhol Pepe Oriola. A equipe também preparou o carro campeão da Copa Trophy, vencida pelo experiente Adalberto Baptista, que retorna para a defesa de seu título na temporada 2022 do TCR South America.
Neste ano além da chegada de Bia, a equipe vai preparar mais um carro, para o brasileiro Guilherme Reischl, com quem Nonô Figueiredo já trabalhou no Campeonato Brasileiro de Marcas e na Porsche Cup.
A Cobra Racing Team conta com o patrocínio das marcas Cobra Automotiva, NGK, Monroe, Schwarzkopf, Super Bonder e Gisa Wheels e com o apoio de Volt, PPG, Tire Shop, Eucomm e STD7.
A temporada 2022 do TCR South America começa na próxima semana, nos dias 2 e 3 de abril no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).
O que eles disseram:
“Muito feliz com a chegada da Bia Figueiredo para equipe e para a categoria. Além de uma pilota muito competente, sua presença no grid irá atrair ainda mais interesse para a categoria. É a primeira competição dela nos carros homologados para TCR, como os do Europeu ou Copa do Mundo da FIA, mas acredito que, com o repertório que possui, vai se adaptar rapidamente e logo irá figurar na disputa por pódios e vitórias com o Audi da Cobra Racing Team.”
Nonô Figueiredo
“Muito feliz com o retorno e com a dedicação do Nonô em me trazer de volta. É meu primeiro campeonato completo depois de dois anos. Nesse intervalo fiz algumas provas pontuais como a Porsche Cup e as 12h de Sebring. Logo depois disso descobri minha segunda gravidez. O TCR South America é minha primeira oportunidade nessa volta. Agradeço muito ao Nonô pelo convite. Feliz também em estar andando em um Audi, marca que sempre tive muita proximidade durante toda a minha vida. Hora de me adaptar aos carros de tração dianteira, que são uma novidade para mim e trabalhar para estar rapidamente no rumo dos bons resultados.”
Bia Figueiredo