O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente na corrida pela presidência da República em todos os cenários de primeiro turno, segundo levantamento de intenção de votos para as eleições deste ano divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Paraná Pesquisas.
Na pesquisa estimulada – quando uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados-, o petista soma 40,1% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 32,7%. As entrevistas foram feitas considerando o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) dentro da disputa. Em terceiro lugar, Moro tem apoio de 7,1% dos entrevistados.
Em seguida aparece Ciro Gomes (PDT), com 5,4%; João Doria (PSDB), com 2,3%; André Janones (Avante), 1,1%; Simone Tebet (MDB), 0,6%; e Luis Felipe D’Avila (Novo) , 0,1%. Não sabe ou não respondeu totalizou 3,7% e brancos e nulos, 6,9%.
Em cenário espontâneo (quando não é apresentada lista de possíveis candidatos), o número de pessoas que não sabem em quem votar ou não responderam salta para 36,4%; e brancos e nulos, para 9,7%.
Lula aparece nesse cenário com 26,8%; Bolsonaro com 23%,; Ciro Gomes, 1,6%; Moro, 1,3%; Doria, 0,4%; Janones, 0,3%. Na pesquisa espontânea o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, também do PSDB, foi lembrado por 0,2% dos entrevistados.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-08065/2022. O levantamento foi realizado em 26 Estados e Distrito Federal entre os dias 31 de março e 5 de abril, grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,2% para mais ou para menos.
Pesquisa Ipespe
Também divulgada nesta quarta-feira, pesquisa Ipespe realizada a pedido da XP Investimentos, tirou Sergio Moro da disputa, o que conferiu mais quatro pontos porcentuais a Bolsonaro.
Na pesquisa Ipespe, Lula aparece na liderança das intenções de voto, com 44% do total no cenário estimulado e Bolsonaro, com 30%.
Ciro Gomes aparece em terceiro neste cenário, com 9% das intenções. Há empate técnico entre ele e Doria, que aparece logo depois com 3%.
Lula, entretanto, ganha de todos os candidatos e cenários no segundo turno. Contra Bolsonaro, o petista totaliza 53% das intenções de votos, enquanto o presidente tem 33%.