Após quase dez anos, o Rio de Janeiro volta a receber uma etapa da Stock Car no próximo dia 10. A corrida será realizada dentro do aeroporto do Galeão, um circuito inédito que marca o retorno do automobilismo para os cariocas. A cidade, que já recebeu provas de Fórmula 1 e Fórmula Indy, também tem muita história na categoria brasileira. O antigo autódromo de Jacarepaguá, desativado em 2012, recebeu corridas históricas, como a primeira Corrida do Milhão, em 2008. Na época, a premiação foi de um milhão de dólares.
Mas não foi só a corrida que mudou de endereço. Dentro das equipes, muita coisa mudou nos últimos dez anos. É o caso de Joselmo Barcik, hoje chefe da equipe Shell V-Power Pole Motorsport. Conhecido no meio como Polenta, o engenheiro ainda era assistente de Rosinei Campos, o Meinha, na Eurofarma RC em 2008 e os pilotos da equipe eram Cacá Bueno e Jorge Neto. “A gente se preparou muito para essa etapa, que tinha várias novidades, como pit stop, troca de pneu, o que não era comum na época. Trabalhei muito em como trocar os pneus mais rápido, pesquisei o que se fazia nos EUA”, relembra Polenta.
O trabalho de pesquisa e preparação deu certo. O carro de Cacá Bueno estava andando muito bem e a equipe fez um dos melhores pit stops. Mas um pequeno problema no carro colocou tudo a perder. “De repente, faltando poucas voltas pro final, o carro começou a falhar e o Cacá entrou em desespero. Existia uma solução simples, mas na hora do nervosismo ninguém conseguiu lembrar da solução. O Cacá foi perdendo algumas posições e perdemos a corrida. Foi um fato que ficou muito marcado pela quantidade de trabalho que a gente fez e acabamos perdendo por um detalhe. Foi um grande aprendizado de que no automobilismo, tudo pode mudar por um detalhe. Hoje eu sou muito apegado aos detalhes”, destaca Joselmo.
Joselmo Barcik começou a trabalhar com Rosinei Campos ainda muito jovem, aos 17 anos. Foram quase 30 anos de aprendizado até se tornar dono de uma equipe. “Acho que é um caminho natural, eu sou muito grato a todo o aprendizado. Na vida surgem oportunidades e temos que estar atentos”, diz ele.
De volta ao Rio numa pista totalmente nova, dentro do aeroporto, ele sabe que será um final de semana de muito aprendizado e muita emoção. “A expectativa é aprender bastante nessa situação adversa, mas que é igual para todas as equipes, já que ninguém andou lá ainda”, analisa.
Todos os treinos livres acontecem no sábado, 9 de abril, mesmo dia em que será disputado o classificatório para a largada da primeira corrida. No domingo, as provas estão marcadas para 13h20 e 13h57, respectivamente, com transmissão ao vivo pela Band e Sportv.
Fonte: Pole Motorsport