O presidente da França Emmanuel Macron foi reeleito para um segundo mandato, neste domingo (24). Com 100% das urnas apuradas no segundo turno das eleições presidenciais, ele ficou com 58,55% dos votos, contra 41,45% de Marine Le Pen.
O resultado foi divulgado pelo Ministério do Interior francês por volta de 1h15, madrugada de segunda-feira (25), no horário local (às 20h15 de domingo, 24, em Brasília).
Na França, os presidentes são eleitos para mandatos de cinco anos, por sufrágio secreto, direto e universal, em votação em dois turnos, quando necessário.
Após cerca de 90% das urnas apuradas, Macron já fez um discurso conciliador como virtual vencedor na noite deste domingo (24) a seus apoiadores, que vaiaram os eleitores que votaram em Le Pen.

“Desde o princípio, peço que não vaiem ninguém, porque agora eu sou não um candidato de um partido, mas o presidente de todos [os cidadãos franceses]”, declarou.

No primeiro turno destas eleições, em 10 de abril, Macron obteve 27,84% dos votos e Marine Le Pen23,15%. Ao todo, 12 candidatos participaram da disputa.
Em meio à apuração das eleições presidenciais, fortes protestos foram registrados nas ruas de Paris neste domingo (24). Manifestantes e policiais entraram em confronto, após os primeiros anúncios do Ministério do Interior do país, que já indicavam a vitória do atual presidente.

Protestos pelas ruas

De acordo com o correspondente da Sputnik na França, as forças policiais francesas usaram gás lacrimogêneo contra os manifestantes.
Cerca de cem manifestantes faziam protestos com gritos tanto contra Macron quanto contra Le Pen.
De acordo com relatos da mídia francesa, manifestações foram realizadas em várias outras cidades francesas na noite de domingo (24).
Centenas de pessoas protestaram contra Le Pen e Macron na cidade portuária de Marselha, disse a France 3 TV, acrescentando que a polícia começou a dispersar a multidão por volta das 22h00, horário local (17h00 de Brasília).
Em Lyon, cerca de 300 pessoas se reuniram nas ruas. Em Toulouse, aproximadamente 400 manifestantes protestaram contra Macron e Le Pen, segundo a France 3. Protestos também foram realizados em Nantes e Montpellier na noite de domingo (24).
Após a confirmação do resultado, o presidente dos EUA, Joe Biden, e outros líderes parabenizaram Macron pela vitória.
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.