Mais de 4.000 doses de vacina foram aplicadas nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema neste sábado (30). Diversas pessoas foram às unidades para atualizar a vacinação ou reforçar a proteção contra algumas doenças em mais um Dia D de Vacinação. O município disponibilizou três tipos de imunizantes contra Covid-19, influenza e sarampo, caxumba e rubéola, de acordo com a faixa etária e calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Foram aplicadas 1.540 doses de imunizante contra a Covid-19 e 2.556 doses de gripe – os números da vacinação contra o sarampo serão contabilizados até esta segunda-feira (2).
Josiane Fernandes Nunes aproveitou a unidade aberta no final de semana para levar a pequena Mariana, de 2 anos, para tomar as vacinas da sua faixa etária. “Fiquei sabendo do Dia D pela vizinha e já trouxe minha filha para tomar as vacinas da gripe e do sarampo. Tenho outro filho e sempre deixei a carteira de vacinação em dia porque é importante e fico mais tranquila”.
Já Mairla Ferreira Severo levou as gêmeas Helena e Heloisa. “Elas começaram a ir para a escolinha nesta semana, então foi bom trazer hoje para tomar as doses. Foi bem tranquilo, elas nem choraram. Agora vão estar protegidas e protegendo os demais coleguinhas”, afirmou.
Algumas unidades também aproveitaram a abertura no sábado para realizar outras ações educativas. Na UBS Casa Grande, foi realizada a retomada do Grupo de Gestantes. Segundo a gerente Geisa Zorzan, cinco mulheres do território da unidade participaram da atividade onde receberam orientações sobre pré-natal, amamentação, acompanhamento pós-parto e outros assuntos ligados à gestação. Com a retomada dos trabalhos do grupo, após um longo intervalo durante o período da Covid-19, os encontros serão realizados mensalmente.
A proteção continua
As doses das vacinas aplicadas nesse Dia D continuam disponíveis, durante a semana, em todas as UBSs da cidade, das 8h30 às 16h. Pessoas referenciadas na UBS Piraporinha devem se dirigir ao Clube Municipal Mané Garrincha, onde funciona, temporariamente, a unidade até a conclusão da reforma do prédio da UBS. Confira os endereços em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais de saúde. Já a dose contra influenza é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e profissionais de saúde. Confira o calendário completo em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27828-diadema-inicia-campanha-de-vacinacao-contra-a-influenza-na-proxima-segunda-28.
A vacina de covid é disponibilizada para pessoas acima de cinco anos de acordo com o aprazamento de cada dose. Atualmente, a quarta dose é aplicada apenas em idosos a partir de 60 anos e adultos imunossuprimidos.
A secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, reforçou a importância da imunização. “A Covid-19 trouxe à tona uma lição que a gente já conhecia, que é o papel fundamental da vacina para prevenir doenças. A imunização é um procedimento seguro e uma das formas mais efetivas para garantir a proteção individual e coletiva contra diversas doenças que ainda circulam no país”.
Saúde Bucal
Também teve início, neste sábado (30), a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal de 2022, com avaliação de 117 pessoas que passaram pelo Shopping Praça da Moça. A ação é mais uma parceria entre a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o empreendimento comercial.
“Para nós, a parceria e apoio que temos com a equipe de Saúde e Prefeitura da cidade só trazem benefícios a todos, unimos a facilidade de acesso que o shopping proporciona com serviços que o município oferece, com isso aumentam as chances das pessoas se cuidarem”, afirmou Daniel Lima, gerente de marketing do Shopping Praça da Moça.
Durante o procedimento, o profissional de saúde realizou avaliação para detectar possíveis lesões suspeitas de malignidade ou câncer em estágios iniciais. Além do exame intraoral, os participantes receberam orientações e folhetos educativos. Dos 117 exames realizados, três apresentaram alteração sem malignidade e um usuário saiu com agendamento para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Quarteirão da Saúde, para avaliação complementar.
“Do nosso ponto de vista foi um dia de trabalho exitoso em vários sentidos. Tivemos boa adesão da população para a realização do exame e muitos outros usuários tiveram o interesse de se informar sobre o autoexame, pegaram o folheto e falaram que vão procurar as unidades durante a semana para realizar o exame. Gostaríamos de agradecer à equipe do Shopping pela parceria e apoio”, afirmou Célia Chaer, coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas.
Vilma Aparecida Guimarães aproveitou o sábado para cuidar da saúde. “Achei a ação excelente. Vi a divulgação na internet e aproveitei a oportunidade para realizar o exame. Foi muito rápido e fiquei sabendo que não tenho nenhuma lesão”.
Walquineris Aparecida Cerozi e duas amigas também não desperdiçaram a oportunidade. “Estava com minhas amigas passeando no shopping e fui convidada pela profissional da saúde para participar. A ação está aprovada. Gostei de tudo”, elogiou
A Campanha, voltada para pessoas a partir dos 40 anos de idade, segue até 31 de maio nas 20 UBS de Diadema e não precisa de agendamento. Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27967-campanha-de-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-bucal-de-diadema-comeca-neste-sabado-30.
Um dos primeiros sintomas do câncer de boca é o aparecimento de uma ferida, que não dói e não cicatriza por mais de 15 dias. O diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura e é fundamental para um tratamento mais efetivo.
Em 2021, mais de 11 mil pessoas participaram da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal e 14 casos de câncer bucal foram confirmados em Diadema. Neste ano, quatro moradores da cidade já receberam o diagnóstico positivo.