A Virgin Galactic anunciou neste domingo (11) que o VSS Unity alcançou o espaço com sucesso, completando o quarto voo espacial da empresa com foguetes. O voo foi o 22 º de teste do VSS Unidade e o primeiro com uma tripulação completa na cabine, incluindo o fundador da empresa, Richard Branson.
A tripulação cumpriu uma série de objetivos de teste relacionados à cabine e à experiência do cliente, incluindo a avaliação da cabine do cliente comercial, as vistas da Terra do espaço, as condições para a realização de pesquisas e a eficácia do programa de treinamento pré-voo de cinco dias no espaçoporto América.
“Hoje é uma conquista histórica para a empresa e um momento histórico para a nova indústria espacial comercial. Com cada missão bem-sucedida, estamos abrindo caminho para a próxima geração de astronautas. Quero agradecer a nossa talentosa equipe, incluindo nossos pilotos e tripulantes, cuja dedicação e comprometimento tornaram possível hoje. Eles estão ajudando a abrir a porta para um maior acesso ao espaço – para que possa ser para muitos e não apenas para alguns”, afirmou Michael Colglazier, CEO da Virgin Galactic.
A naver alcançou o espaço, a uma altitude de 53.5 milhas, antes de planar suavemente para uma pista de pouso no Spaceport America.
“Sonho com este momento desde que era criança, mas nada poderia ter me preparado para a visão da Terra do espaço. Estamos na vanguarda de uma nova era espacial. Como fundador da Virgin, tive a honra de testar a incrível experiência do cliente como parte dessa notável equipe de especialistas em missões e agora astronautas. Mal posso esperar para compartilhar essa experiência com aspirantes a astronautas de todo o mundo”, Branson.
“Nossa missão é tornar o espaço mais acessível a todos. Com esse espírito, e com o sucesso do vôo VSS Unity de hoje, estou entusiasmado em anunciar uma parceria com a Omaze e a Space for Humanity para inspirar a próxima geração de sonhadores. Por muito tempo, olhamos maravilhados para os pioneiros espaciais de ontem. Agora, quero que os astronautas de amanhã olhem em frente e tornem seus próprios sonhos realidade”, complementou.
Branson ganhou a corrida do seu rival Jeff Bezos, fundador da Amazon, que tem viagem marcada para o espaço daqui a nove dias, a bordo de um foguete da própria empresa, Blue Origin.
Fontes: Virgin Galactic e Agência Brasil