Na noite desta segunda-feira (16), foi possível ver de todo o território brasileiro um eclipse total da Lua, fenômeno também conhecido como “Lua de Sangue”.
O eclipse teve início às 23h27 do domingo (15) com o pico às 01h11 desta segunda-feira (16). No ápice do eclipse, a Lua assume uma cor avermelhada, por isso o evento também é conhecido como Lua de Sangue.
Esse evento ocorre de duas a três vezes por ano, mas nem sempre é visível em todas as regiões do planeta. Dessa vez, o fenômeno pôde ser visto de vários países da América do Sul.
Um eclipse lunar acontece quando a Lua fica sob a sombra da Terra projetada pela luz do Sol. O fenômeno exige que o Sol, a Terra e a Lua estejam alinhados. A cor avermelhada assumida pela Lua ocorre porque a atmosfera da Terra filtra a luz solar e deixa passar apenas e luz vermelha — semelhante ao que ocorre no pôr do Sol.
Várias instituições se prepararam para receber visitantes e acompanhar o fenômeno no Brasil. É o caso do Planetário Ibirapuera, em São Paulo, do Planetário do Rio, no Rio de Janeiro, do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) e também do Clube de Astronomia de Brasília.